1454
Aluno - Everton Bortolini - PIBIC/CNPq - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura (MT) - Orientador : Daniel Rodrigues dos Santos - Departamento de Geomática.
Título
PROPOSTA DE GENERALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA AUTOMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO PARA ARRUAMENTO
Área de conhecimento: 10704051 - Palavras-chave: generalizacao cartografica; processamento digital de imagens; automatizacao - Coorientador: Claudia Sluter Robbi.
Este trabalho tem por objetivo desenvolver um método para a generalização cartográfica automática, baseada em técnicas de Processamento Digital de Imagens. A generalização cartográfica consiste na redução do nível de detalhe das feições contidas em um mapa. Contudo, a automatização na generalização cartográfica ainda apresenta deficiências. A implementação de algoritmos capazes de realizar o procedimento de generalização é uma tarefa de alto grau de complexidade, ou seja, diversos problemas são analisados simultaneamente. O uso do processamento digital de imagens (PDI) pode ser uma solução eficiente e simplificada para determinadas operações de generalização cartográfica. Assim, o algoritmo desenvolvido é aplicado sobre uma base cadastral, contendo apenas o arruamento, no formato de imagem, obtido por exportação de arquivos com o software QuantumGIS. O método proposto neste trabalho esta dividido em seis etapas, a saber: 1) Redução da resolução da imagem; 2) Conversão da imagem cromática para monocromática; 3) Aplicação de uma função de limiarização (threshold); 4) Aplicação de uma função de suavização pelo cálculo da mediana da vizinhança; 5) Detecção dos pontos de bordas; e 6) Representação das bordas. Tais métodos foram aplicados usando as bibliotecas da OpenCV (Open Source Computer Vision), baseado na linguagem de programação C/C++ e utilizando o ambiente de desenvolvimento de softwares Code::blocks para Linux. Os resultados obtidos pelo método de generalização cartográfica automática foram analisados pelo método de avaliação analítica, no qual são comparados com produtos gerados por métodos manuais de generalização cartográfica. Nos processos computacionais, quando aplicados à representação cartográfica do arruamento, apresentam generalizações com determinadas características. Pode-se citar a eliminação de detalhes existentes nas feições, característico de um operador de colapso. Além disso, houve a união de vários elementos, os quais no processo de generalização cartográfica convencionais seriam unidos com os operadores de agregação, de fusão e de junção.