1453

Aluno - Eduardo Chiarani - PIBIC/UFPR-TN - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura (MT) - Orientador : Henrique Firkowski - Departamento de Geomática.

Título
ESTUDO, DISCUSSÃO, IMPLEMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS E DE ALGORITMOS PARA TRATAMENTO E MANIPULAÇÃO DE DADOS CARTOGRÁFICOS DIGITAIS

Área de conhecimento: 10000003 - Palavras-chave: símbolo pontual; influência; polígono convexo.

Em uma mesma região do espaço coexistem objetos e/ou conceitos diferentes cuja representação cartográfica é realizada por meio de símbolos pontuais cada um com seu significado. Pode-se dizer que determinado símbolo pontual exerce influência num determinado entorno, ou é demandado no contexto de um entorno. A forma de determinar esta influência ou esta demanda pode depender da contagem de símbolos e da avaliação do significado qualitativo ou quantitativo para esta representação. Pode existir também a pergunta sobre qual deles é mais influente sob determinada condição ou expectativa. A predominância de um símbolo em relação a outros símbolos pode ser dependente ou pode ser considerada como uma função dependente da extensão da superfície de influência. Assim estima-se que um polígono convexo pode ser usado para determinar uma região de influência de um tipo de informação sobre outro tipo de informação. Tendo como objetivo o estudo da influência de objetos pontuais a partir da forma, dimensão e relação entre Polígonos Convexos, este projeto ocorre em um aplicativo desenvolvido no ambiente Borland C++ Builder 6.0 em linguagem C++, chamado Digit_Imagem, cuja principal finalidade é permitir realizar a digitalização de dados pontuais e atribuir uma definição a sua posição. Durante o projeto de iniciação tecnológica foi desenvolvido no aplicativo a operação para a determinação de polígono convexo para um ou mais conjuntos de pontos de um fenômeno. Isso ocorre a partir de dados pontuais digitalizados em formato vetorial, armazenados como objetos em listas sequenciais e estruturados com valores de coordenadas UTM (Este, Norte), coordenadas de tela (x, y) e definição do fenômeno representado. Também foram desenvolvidos algoritmos para seleção de um conjunto de pontos através de um retângulo envolvente, para inserção e alteração de pontos digitalizados na imagem, assim como para interface do usuário. A partir dos algoritmos inseridos no aplicativo e por meio de análises espaciais, se obtém os valores a respeito da área, da densidade de pontos nos polígonos. Também se pode estabelecer a relação entre as áreas dos polígonos convexos e com isso estimar sua interdependência ou relacionamento espacial. Como produto final, serão gerados relatórios e representações gráficas para discussão dos resultados na interface do aplicativo desenvolvido.