1451

Aluno - Clauber Rogério da Costa - PIBITI/CNPq - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura (MT) - Orientador : Claudia Pereira Krueger - Departamento de Geomática.

Título
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA PLATAFORMA EULERIANA, EQUIPADA COM DOIS RECEPTORES GPS, FRENTE À VARIAÇÃO DA COLUNA DE ÁGUA DE UM CANAL DE DRENAGEM

Área de conhecimento: 10704035 - Palavras-chave: aem-lageh; efeito de multicaminho; centro de fase de antenas - Coorientador: Anderson Renato Viski.

A Plataforma Euleriana (PAE) desenvolvida pelo Laboratório de Geodésia Espacial e Hidrografia (LAGEH), é um equipamento utilizado para medir a variação da altura da coluna de água, consistindo em um conjunto formado por boia e antena receptora de sinais advindos de satélites artificiais (p.ex. Global Positioning System-GPS). Este trabalho tem por objetivo desenvolver e testar um dispositivo de fixação de duas antenas GPS, distantes 20 centímetros uma da outra, acoplado na PAE. Por meio do posicionamento relativo cinemático é possível determinar a altitude elipsoidal pós-processada do nível da lamina de água no local onde a plataforma é instalada. Os primeiros experimentos em campo foram realizados em duas áreas testes, a primeira no rio Palmeirinha, Campina Grande do Sul - Pr, e a segunda no Parque de São José dos Pinhais - PR. A primeira região foi escolhida devido fato de apresentar correntezas e obstruções no entorno, as quais podem afetar a estabilidade da plataforma e os sinais advindos dos satélites. O local escolhido para o segundo teste não apresentava tais características. Nos leitos dos rios foi instalada a PAE equipada com as duas antenas GPS, as quais possibilitam a analise dos resultados sob as mesmas condições. Empregou-se o receptor Zênite (monofrequência,L1), e o receptor GPS900 (dupla freqüência,L1/L2) simultaneamente. Nestes experimentos foram obtidas 1800 observações, coletadas com o método de posicionamento cinemático relativo com intervalo de gravação de dados de 1 segundo e mascara de elevação igual a 0o. Os primeiros resultados obtidos com o processamento dos dados coletados no rio Palmeirinha apresentaram variações de altitude elipsoidais iguais a 0,331m, para o Zênite, e de 0,202m para o GPS900. No levantamento do parque em São José dos Pinhais, com o pós- processamento dos dados coletados com o GPS900 (L1/L2) a média das altitudes foi igual a 911,4403m com desvio padrão de 0,011m e a obtida com o Zenite (L1) foi de 911,3703m com desvio padrão de 0,01595m. A diferença entre as altitudes elipsoidais médias obtidas para os receptores da PAE foi de 0,0701m. Mediante as analises realizadas até o presente momento constata-se que o GPS900 (L1/L2) apresentou os melhores resultados. Novos processamentos estão sendo realizados, com os dados coletados em campo, empregando-se o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) serviço oferecido pelo IBGE. A determinação precisa da linha de base do dispositivo de fixação para duas antenas na PAE esta sendo realizada em laboratório.