1450
Aluno - Carolina Prestes Meger Paese - PIBITI/UFPR-TN - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura (MT) - Orientador : Claudia Pereira Krueger - Departamento de Geomática.
Título
DETERMINAÇÃO DE DESLOCAMENTOS DE TERRA UTILIZANDO DIFERENTES MÉTODOS GEODÉSICOS
Área de conhecimento: 10704035 - Palavras-chave: aem-lageh; efeito de multicaminho; centro de fases de antenas - Coorientador: Renata Magda Cavalcante Werlich.
O deslocamento de terra é um dos fenômenos naturais mais vistos pela população. Isto se deve a composição do solo e, principalmente, ao fato de ações antrópicas sofridas no meio. A área de estudo pertence à formação geológica Guabirotuba, conhecida pela predominância de argilas e areias arcosianas (formadas por até 40% de feldspato). Dessa forma, este trabalho tem como objetivo determinar os deslocamentos de terra de uma região da formação geológica supracitada. Fez-se o uso de diferentes métodos geodésicos: o nivelamento geodésico geométrico e a técnica Real Time Kinematik (RTK). Busca-se comparar os resultados obtidos com os diferentes métodos, já que se utiliza uma técnica tradicional (nivelamento geodésico geométrico) e uma técnica a qual não requer uma linha de visada entre as estações e emprega sinais advindos de satélites artificiais. Para isso, planejou-se a realização de 5 campanhas: 3 campanhas para o nivelamento geométrico classe IN (duas para transporte de altitude ortométrica até o Marco 1 e uma transporte das altitudes ortométricas para a formação de uma rede de nivelamento, seguindo os padrões da norma NBR 13.133) e 2 campanhas para a técnica RTK (uma para determinação das coordenadas do ponto de referência e uma para a determinação das altitudes elipsoidais da rede de nivelamento), todas em dias distintos. Com base no primeiro método citado, obtiveram-se as altitudes ortométricas de 3 marcos em uma área considerada estável e 13 pontos na região de estudo, formando uma rede de nivelamento. Com a técnica RTK obteve-se a altitude elipsoidal para esses mesmos pontos. Tendo-se todos os desníveis da região coletados, pode-se calcular o deslocamento dos pontos considerados fixos na região instável. A área de estudo apresenta um desnível, determinado pelo método clássico, de até 20 metros entre os pontos externos. Os pontos implantados na Rua da Quintagem, o qual apresenta maior subsidência de terra, tem uma variação na componente altura de até 1 metro. Até o presente momento, a rede de nivelamento encontra-se finalizada e ajustada e a coordenada geodésica do ponto de referência para a base RTK foi determinada. Como resultado final, objetiva-se a validação da técnica RTK para o monitoramento de áreas.