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Aluno - Roberta Almeida Vincenzi - PIBITI/CNPq - Curso de Ciências Biológicas (M) - Orientador : Fernando Mazzilli Louzada - Departamento de Fisiologia.
Título
EFEITO DA
ESTIMULAÇÃO SOMESTÉSICA SOBRE O EEG DE ADULTOS JOVENS
Área de conhecimento: 20702019 - Palavras-chave: sono ; aprendizado; sesta - - Colaborador: Sofia Isabel Ribeiro Pereira, Felipe Beijamini, Fernando Mazzilli Louzada.
O estudo realizado procura avaliar o efeito da estimulação somestésica (ES) durante a sesta na consolidação de memórias procedurais utilizando o Finger Tapping Task (FTT), uma tarefa que envolve a habilidade fina dos dedos para digitar uma sequência pré-estabelecida. A metodologia de análise dos dados do FTT vastamente encontrada na literatura compara as três últimas sequências corretas digitadas (3U) pelo indivíduo na sessão treino, que ocorre antes do intervalo de retenção, com as 3U na sessão teste, que ocorre após o intervalo, com a finalidade de calcular o ganho, isto é, quanto houve de melhora entre o treino e o teste. O objetivo do presente estudo foi investigar se este método de análise para os dados do FTT nos fornece os resultados mais adequados, pois as 3U não são necessariamente as três melhores, pelo fato de haver uma queda de desempenho no final da tarefa, provavelmente devido à fadiga. Participaram da pesquisa 30 (15 homens) jovens adultos, saudáveis, destros e sem experiência musical. Os voluntários chegavam ao laboratório por volta do 12:00h, onde eram preparados para a polissonografia e então realizavam o treino do FTT. A tarefa consistiu em 30s de digitação e 30s de descanso, sendo repetida 12 vezes no treino e 3 vezes no teste. Após o almoço, oferecido pelo laboratório ao final da tarefa, metade dos sujeitos tiveram a oportunidade de dormir por até 90 min (S) enquanto que a outra metade permaneceu acordada em repouso pelo mesmo período de tempo (C). Passados os 90 min, era realizado o teste. O ganho dos sujeitos foi comparado de duas maneiras: a diferença entre as 3U do treino e as 3U do teste e a diferença entre as três melhores sequências corretas digitadas (3M) no treino e as 3M no teste. O desempenho do grupo S e C foram comparados por meio de um teste t não pareado. Os resultados estão apresentados com valores de média e desvio padrão. Quando calculado com base nas 3U, o grupo S apresenta um ganho de 14,86%(±12,33) e o grupo C 6,99%(±13,27) enquanto que se utilizadas as 3M, o grupo S tem um ganho de 6,87%(±10,77) e o grupo C -2,29%(±8,61). Pode-se concluir que quando utilizadas as 3U, o grupo S apresenta um ganho de aproximadamente 15%, enquanto que se utilizadas as 3M, esse ganho diminui para cerca de 5%. Dessa forma, é provável que a maioria dos estudos utilizando o FTT encontrados na literatura estejam superestimando o papel do sono na consolidação de uma habilidade motora, portanto, será aplicado o método de análise das 3M nos dados de FTT para avaliar o efeito da ES durante a sesta na consolidação de memórias procedurais.