1442

Aluno - Karly Yomiko Cruz Saico - PIBITI/CNPq - Curso de Física (Licenciatura) (N) - Orientador : Neide Kazue Kuromoto - Departamento de Física.

Título
ANODIZAÇÃO EM LIGAS DE TITÂNIO-NIÓBIO

Área de conhecimento: 31302017 - Palavras-chave: anodização; ligas; titânio-nióbio - Colaborador: Karly Yomiko Cruz Saico, Mylena Hortz Ribas, Neide Kazue Kuromoto.

As ligas de titânio são muito utilizadas para aplicações em implantes endósseos e ortopédicos pois a adição de elementos de liga melhora significativamente suas propriedades mecânicas. A liga de Ti-6Al-4V é o material mais empregado atualmente para a fabricação de próteses ortopédicas devido a alta resistência à corrosão e comportamento mecânico otimizado. No entanto, alguns estudos mostraram que o vanádio e o alumínio podem ser tóxicos ao corpo humano. Uma alternativa para o emprego de biomateriaismetálicos na ortopedia são as ligas de titânio-nióbio(Ti-Nb), devido a sua excelente biocompatibilidade. Outra característica importante é a obtenção de ligas com módulos elásticos mais próximos dos valores dos ossos. Um baixo valor no módulo elástico pode resultar na melhor distribuição de tensões entre o osso e o implante. Assim o objetivo deste trabalho foi: "mudar a rugosidade inicial da superfície da liga Ti-Nb usando a técnica de anodização, sob modo potenciostático, para avaliar as mudanças estruturais, a rugosidade e a bioatividade 'in vitro' dessas superfícies". O material utilizado foram as ligas de Ti-10%Nb e Ti-20%Nb e a anodização foi realizada utilizando ácido fosfórico na proporção 1.0ML?¹ e aplicando uma tensão de 250V durante 60s à temperatura ambiente. A morfologia da superfície e as mudanças estruturais foram analisadas usando microscopia eletrônica de varredura e difração de raios X, respectivamente. A rugosidade e a espessura dos filmes foram obtidos usando um perfilômetroDektak. A bioatividade in vitro foi realizada através da imersão das amostras durante 15 e 30 dias à 37ºC em solução Simuladora de Fluído Corpóreo(SBF). As superfícies oxidadas apresentaram-se rugosas com valores médios, em micrometros, de RaTi-10%Nb= 0,19±0,02 e RaTi-20%Nb= 0,23 ±0,02 e a espessura com valores médios, em micrometros, de eTi-10%Nb= 4,1±0,6e eTi-20%Nb= 2,3±0,3.Após 30 dias de imersão em SBF,a superfície da liga Ti-10%Nb foi recoberta por uma nova camada, identificada pela análise morfológica e estrutural, como apatita.