1440

Aluno - Débora Luise Gunha - PIBIC/UFPR-TN - Curso de Farmácia (MT) - Orientador : Josiane de Fátima Gaspari Dias - Departamento de Farmácia.

Título
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE JACARATIA SPINOSA

Área de conhecimento: 40000001 - Palavras-chave: alelopatia; jacaratia; spinosa - Coorientador: Obdúlio Gomes Miguel - Colaborador: Hellen Abreu.

Neste trabalho suspensões aquosas da semente, da mucilagem, e da semente com mucilagem de Jacaratia spinosa (Aubl.) A.DC foram colocadas em contato com sementes de Lactuca sativa L. cv babá de verão tendo como objetivo avaliar a atividade alelopática do fruto da espécie em estudo. Os frutos foram selecionados conforme seu estado de maturação, analisados fisicamente em quintuplicata e as partes separadas. Pesou-se 400 mg de semente, 401 mg de mucilagem e 401 mg de semente com mucilagem, as quais foram moídas em almofarizes com auxílio de um pistilo e diluídas em 20 ml de água destilada cada. Em câmara de fluxo laminar, 5 ml de cada suspensão foi colocada em caixas do tipo gerbox que acomodaram dois papéis de filtro moldados. Foram preparadas caixas destinadas a avaliação da germinação e do crescimento da radícula e do hipocótilo, em duplicata, sendo que em cada caixa foram adicionadas 50 sementes. Como controle foi utilizada a água purificada. Os recipientes foram envoltos por papel laminado e acondicionados em incubadora à 20°C. As caixas referentes á germinação foram analisadas diariamente em fluxo laminar, descartando as sementes que haviam germinado, e as caixas destinadas ao crescimento foram abertas ao fim do 7° dia. Para a germinação foi calculado o Índice de Velocidade de Germinação (IVG) e para o crescimento, foram medidos o hipocótilo e a radícula da plântula. Os resultados foram submetidos aos testes de ANOVA e de Scott-Knott (p < 0,05). O IVG não foi influenciado pelas amostras em teste, porém a suspensão de mucilagem inibiu o crescimento do hipocótilo e a suspensão de semente com mucilagem estimulou o crescimento da radícula de Lactuca sativa cv babá de verão. Assim, conclui-se que porções do fruto de Jacaratia spinosa são capazes de influenciar o crescimento da radícula e do hipocótilo da espécie-alvo.