1435
Aluno - Estela Hiromi Yanase - LACTEC - Curso de Engenharia Química (MT) - Orientador : Marilda Munaro - Departamento de Engenharia Química.
Título
PREPARAÇÃO E
CARACTERIZAÇÃO DE FORMULAÇÕES DE POLIETILENO COM ADITIVOS ANTIOXIDANTE, ANTI-UV E RETARDANTES À CHAMA
Área de conhecimento: 30603170 - Palavras-chave: polietileno; aditivos; preparação - Coorientador: Joseane Valente Gulmine - Colaborador: Joseane Valente Gulmine, Camila Mariana de Oliveira Wolski.
Novas formulações poliméricas a partir de aditivos são frequentemente elaboradas, a partir da necessidade de desenvolver materiais de maior adaptabilidade a regiões de alta agressividade ambiental. Nessa meta, também se desenvolve a preparação de nanocompósitos, alternativa promissora na obtenção de materiais úteis ao setor elétrico. Neste trabalho, formulações de polietileno de alta densidade foram preparadas com quantidades variáveis de: retardante à chama (Flamestab®), antioxidante e estabilizante (Irganox®) e fotoestabilizante negro de carbono (Mogul® e Regal®), com objetivo de avaliar suas influências nas propriedades mecânicas, térmicas e elétricas do polímero. O preparo dessas formulações deu-se por processamento em extrusora seguidas de prensagem. Adicionalmente, também se procurou modificar a superfície do polietileno pela deposição de nanopartículas de dióxido de titânio (TiO2) funcionalizadas com trimetóxipropil-silano (TMPSi), com o objetivo de se obter superhidrofobicidade. O procedimento consistiu em imersão das placas em solução à temperatura controlada. Para avaliação das formulações, realizaram-se ensaios de tração à ruptura, antes e após envelhecimento em estufa e ensaio de resistência ao trilhamento elétrico. A análise da modificação superficial realizou-se por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e método do pulverizador. Os resultados de ensaio mecânico confirmaram melhorias de propriedades para todas as formulações, indicando melhor resistência à tração na formulação com anti-chama, antioxidante e negro de carbono Mogul®, com o valor de 37,9 e 39,2 MPa, antes e após envelhecimento, respectivamente. Essa formulação apresentou alongamento à ruptura de 798,7% antes e 861,6% após o envelhecimento. As medidas de resistência ao trilhamento elétrico, por sua vez, indicaram melhor tensão suportada para a formulação contendo apenas anti-chama e antioxidante, classificada como 2A 3,75. Esse ensaio indicou melhor influência do fotoestabilizante negro de carbono Regal® (2A 3,25). Quanto à avaliação da superhidrofobicidade, a análise por MEV confirmou a deposição do titânio e o aumento esperado da rugosidade verificou-se pela presença das estruturas microestruturadas na superfície. O teste pelo método do pulverizador revelou um revestimento hidrofóbico. No entanto, a camada depositada é facilmente removível e a superfície remanescente não sofreu a modificação esperada. Dessa forma, novos testes necessitam ser realizados.