1433
Aluno - Wiviane Caroline Maneira - PIBITI/CNPq - Curso de Engenharia Elétrica (N) - Orientador : James Alexandre Baraniuk - Departamento de Engenharia Elétrica.
Título
PROJETO: DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS INOVADORES PARA O ENSINO DE FÍSICA
Área de conhecimento: 30402042 - Palavras-chave: dispositivos eletrônicos; física; engenharia elétrica - Coorientador: Fábio Rogério Zelak.
O presente projeto está orientado pelo objetivo geral de despertar o interesse das estudantes de nível médio para a escolha do curso de engenharia como opção vocacional, por meio de: (1) oficinas de experimentos em física utilizando-se de dispositivos eletrônicos; (2) palestras; e (3) visitas técnicas. O projeto é financiado pelo CNPq, processo número 420097/2013-9, sendo composto pela realização de oficinas de montagens em eletrônica voltados à execução de experimentos em física. As oficinas, com duração de três horas, são realizadas semanalmente ao longo de 2014. Nesta oficina utilizamos a plataforma de hardware livre Arduino que facilita a execução de projetos em eletrônica em função de seu baixo custo e pela grande quantidade de informações disponíveis na Internet. A oficina é conduzida por uma estudante de graduação da Engenharia Elétrica da UFPR e também participam do projeto bolsistas do ensino médio, além de outros estudantes que tenham interesse. O bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial de Graduação (ITI-A), do curso de engenharia elétrica da UFPR, é responsável pela realização do treinamento em Arduíno para as estudantes do ensino médio. Este treinamento é realizado por meio de encontros semanais ao longo do primeiro e segundo semestre de 2014. No primeiro semestre foram realizadas oficinas práticas no uso desta tecnologia. No segundo semestre será oferecido o suporte técnico às estudantes de ensino médio na execução dos seus projetos. Coube ao bolsista ITI-A o desenvolvimento das placas eletrônicas a serem utilizadas pelas equipes. Outra atividade vem a ser a organização da visita técnica a ser realizada na universidade, devendo realizar o agendamento e os preparativos necessários. A realização destas atividades tem mostrado bons resultados motivando aos estudantes de ensino médio no estudo de física, além de mostrar novas possibilidades de realização de experimentos a baixo custo.