1429
Aluno - Rodrigo Godinho Silva - PIBITI/CNPq - Curso de Engenharia Elétrica (N) - Orientador : Bernardo Rego Barros de Almeida Leite - Departamento de Engenharia Elétrica.
Título
ESPECIFICAÇÃO DO FRONT-END ANALÓGICO DE UM INTERROGADOR PARA NFC
Área de conhecimento: 30406005 - Palavras-chave: circuitos integrados; rádio frequência; microeletrônica - Coorientador: André Augusto Mariano.
Os sistemas de comunicação de campo próximo (NFC - Near Field Communication) estão cada vez mais ganhando espaço no mercado devido à sua praticidade e ao grande leque de possíveis aplicações. Podemos citar como exemplos a utilização para pagamento de pedágios ou estacionamentos, controle de estoques de produtos, localização de animais e até pagamentos via telefone celular. Um sistema NFC é formado por um interrogador e uma etiqueta (tag). O objetivo deste trabalho de iniciação tecnológica é especificar um interrogador capaz de se comunicar com diferentes etiquetas operando em torno de 900 MHz, mas sem estar preso a um único protocolo de comunicação (como por exemplo o protocolo ISO 18000-6C). O circuito deve ser capaz de fazer a modulação do sinal para o envio dos dados na frequência estipulada, além de receber e demodular os dados enviados pela etiqueta. Neste projeto, foi realizado o estudo do funcionamento de um sistema NFC e de seus blocos principais, desde a comunicação sem fio com as etiquetas, passando pela modulação e demodulação do sinal de alta frequência, tipos de modulações que podem ser utilizadas para a comunicação, processamento e digitalização do sinal. Para a especificação do circuito, foi escolhido um circuito integrado presente no mercado capaz de realizar a transmissão, recepção, modulação e demodulação de frequência e amplitude do sinal a ser enviado (ou recebido) com entradas e saídas digitais para componentes lógicos externos. A partir deste circuito integrado, foi feita a especificação do restante da placa e da antena a ser utilizada para a comunicação sem fio. Esta especificação permitirá a posterior montagem de um interrogador completo incluindo circuitos digitais programáveis capaz de se comunicar com etiquetas seguindo diferentes protocolos de comunicação.