1428
Aluno - Renatto Vaz Carvalho - LACTEC - Curso de Engenharia Elétrica (Eletron.,Eletrotec.,Telecom.) (MT) - Orientador : Vitoldo Swinka Filho - Departamento de Engenharia Elétrica.
Título
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA, COM TECNOLOGIA NACIONAL, PARA LOCALIZAÇÃO DE DEFEITOS EM CABOS ISOLADOS
Área de conhecimento: 30400007 - Palavras-chave: tecnologia; energia elétrica; urbanização - Coorientador: Daniel De Andrade Ussuna.
A demanda por sistemas de distribuição de energia elétrica por meio de redes subterrâneas tem aumentado nos últimos anos devido a exigências de urbanização. Os cabos aplicados nessas redes possuem a estrutura de um cabo coaxial e algumas técnicas são aplicadas para verificar defeitos ou condições de degradação. Uma das técnicas para detecção de falhas em cabos isolados é a reflectometria no domínio do tempo (TDR), que consiste em aplicar um pulso de alta frequência em uma das extremidades do cabo e monitorar possíveis reflexões, causadas por descasamentos de impedância. Este trabalho tem como propósito aprimorar e validar o protótipo de detecção de faltas em cabos isolados para aplicação em campo, projeto iniciado em 2012. Para atingir os objetivos foram realizadas simulações de circuitos envolvendo sinais de alta frequência e alta tensão, desenvolvimento de eletrônica para controle, disparo e atenuação do pulso de reflectometria, e testes em laboratório e em campo. O protótipo do sistema consiste em um gerador de pulsos de alta tensão, formado por uma chave spark gap automatizada, um atenuador para adequação dos sinais, uma interface para controle e disparo dos pulsos, e um sistema de aquisição de dados capaz de apresentar os sinais de forma gráfica (reflectograma). A interface de controle e disparo de pulsos possui uma sequência de ativação visando a proteção do operador. Com a análise dos reflectogramas pode-se calcular a distância da falha, considerando que a resolução espacial de localização da falha é determinada pela largura do pulso de reflectometria. Os parâmetros associados a linhas de transmissão eletromagnéticas são explorados de forma a minimizar os erros referentes às medidas de reflectometria. É essencial saber previamente qual o material dielétrico presente no cabo a ser testado, visto que características elétricas como velocidade de propagação e atenuação variam para cada material. A representação gráfica dos sinais de reflectometria facilita o entendimento da técnica, porém o operador deve possuir conhecimento suficiente para verificar condições de reflexão. O sistema desenvolvido detecta tanto variações elevadas de impedância, causadas por defeitos, como variações intermediárias resultantes de emendas no cabo.