1425
Aluno - Rafael Bassa Prado Santos - LACTEC - Curso de Engenharia Elétrica (Eletron.,Eletrotec.,Telecom.) (MT) - Orientador : Guilherme Cunha da Silva - Departamento de Engenharia Elétrica.
Título
AVALIAÇÃO EM LABORATÓRIO DO SOBREAQUECIMENTO DE CONECTORES ATRAVÉS DE TÉCNICAS NÃO DESTRUTIVAS
Área de conhecimento: 30401046 - Palavras-chave: conexões elétricas; termografia; energia elétrica - Coorientador: Sebastião Ribeiro Junior - Colaborador: Andreas Warkentin; Marilda Munaro; Vitoldo Swinka Filho.
Conectores são utilizados em redes elétricas de distribuição de energia elétrica para realizar conexões entre seções de cabos tipo emendas, derivações e junções finais entre equipamentos. Tais conexões, em decorrência de falhas, podem levar à interrupção do fornecimento de energia. Ainda, estas interrupções levam ao aumento dos custos operacionais, diminuição da confiabilidade do sistema e da qualidade no fornecimento de energia, bem como multas para as distribuidoras de energia. Alguns fatores que contribuem para este problema são o crescente aumento no consumo de energia, severas condições de operação (sobrecargas no sistema, falta de qualificação da mão de obra para aplicação destes equipamentos, falhas de ferramentas de aplicação, etc.), utilização destes equipamentos em regiões com agressividade ambiental elevada (clima, temperatura, corrosão e influencias externas) e a utilização de materiais de baixa qualidade. Para monitoramento em campo das conexões utilizam-se técnicas de inspeção visual e técnicas de inspeção instrumental, como a termografia. Neste trabalho, para avaliar o desempenho de diferentes conexões elétricas, assim como diferentes montagens de conectores tipo cunha, foi montado arranjo experimental em laboratório (ambiente interno) e rede piloto em ambiente externo. As análises foram realizadas em conectores tipo cunha com diferentes tipos de montagens e situações encontradas em campo, com e sem cobertura e conectores com diversos tipos de sensores térmicos desenvolvidos dentro do escopo de projeto de pesquisa e desenvolvimento. Por cobertura entenda acessórios (capa polimérica, manta de reparo e fitas isolantes) comumente utilizados para proteção da conexão contra os efeitos das intempéries. Para monitoramento da rede piloto ao longo do tempo foi desenvolvida instrumentação específica (com termopares, sistema de aquisição de dados e software específico) e utilizada técnica de termografia. Além da aquisição de dados de temperatura e tensão por meio da instrumentação desenvolvida e de termosivor foram realizadas análises físico-químicas nos conectores. Os resultados mostraram que as coberturas, apesar de proteger a conexão dos efeitos das intempéries, elevam a temperatura da conexão e modificam a leitura da termografia. Ainda, diferentes tipos de montagem tem efeito significativo na qualidade da conexão.