1423

Aluno - Leila An An Sun Deng - PIBITI/CNPq-FUNTTEL - Curso de Engenharia Elétrica (Eletron.,Eletrotec.,Telecom.) (MT) - Orientador : Luis Henrique Assumpção Lolis - Departamento de Engenharia Elétrica.

Título
DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE SIMULAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO SEM FIO NA FERRAMENTA MATLAB® E TESTE DE TÉCNICAS COGNITIVAS

Área de conhecimento: 30406030 - Palavras-chave: sistema de comunicação; simulador; rádio frequência.

O trabalho consiste em aplicar um simulador de uma comunicação digital implementado na plataforma MATLAB® para avaliar o impacto das imperfeições de implementação em sistemas de comunicação sem fio, para posteriormente testar técnicas adaptativas / cognitivas em receptores de radio frequência. Em uma etapa do projeto, o trabalho visa o aprendizado na área de telecomunicações para identificar as imperfeições durante a transmissão e recepção do sinal. Os testes são feitos na plataforma MATLAB® utilizando a simulação desenvolvida no âmbito do trabalho do ano anterior, produto do programa Jovens Talentos para a ciência. A plataforma avalia os impactos causados no sinal através da avaliação da taxa de erro binário em função da relação sinal sobre ruído. O objetivo final é poder conhecer o mínimo de recurso digital necessário para transmitir e receber o sinal degradando a curva teórica de BER X Eb/N0 até um valor estipulado permitido. Esse estudo sistêmico permite implementar o sistema digital fazendo uso otimizando dos recursos. Foram testadas as seguintes imperfeições: a redução da taxa da sobreamostragem sobre o sinal transmitido, o efeito do tamanho finito do filtro de forma do pulso e do filtro casado, e o número de bits finito em cálculo de ponto fixo nas funções de filtragem. A ideia foi combinar esses três efeitos para identificar quando há um aumento de 2dB da razão sinal-ruído requista para uma taxa de erro binária de 0,1%, comparando o a com a curva ideal teórica. Foram avaliados dois tipos de modulação para verificar seus impactos sobre o sinal: a modulação por deslocamento de fase (PSK) e a modulação de amplitude em quadratura (PAM). Mais especificamente, foram selecionados as modulações 8PSK e 16PSK da primeira categoria e 16 QAM, 64 QAM da segunda. Com a análise da comparação dos gráficos da razão sinal- ruído com BER de cada modulação com suas respectivas curvas ideal teórica, foram identificados os pontos degradação de 2dB da razão sinal-ruído com BER de 0,1%. A segunda etapa do projeto é testar técnicas adaptativas / cognitivas em receptores de radio frequência definindo que modulação escolher em função da qualidade do canal.