1420
Aluno - FLAVIA BIANCONI DE OLIVEIRA - PIBITI/CNPq - Curso de Engenharia Elétrica (Eletron.,Eletrotec.,Telecom.) (MT) - Orientador : GUILHERME CUNHA DA SILVA - Departamento de Engenharia Elétrica.
Título
TESTE E MONITORAMENTO DE CORRENTE DE FUGA EM ISOLADORES DE 230 KV
Área de conhecimento: 30401046 - Palavras-chave: monitoramento; corrente de fuga; isoladores - Coorientador: DIEGO BURITI ARAUJO - Colaborador: DANIEL DE ANDRADE USSUNA, SEBASTIÃO RIBEIRO JUNIOR, VITOLDO SWINKA FILHO.
Isoladores são equipamentos utilizados para sustentar fisicamente os condutores elétricos e também para promover o isolamento entre as partes energizadas e o aterramento de equipamentos de subestações e de linhas de transmissão. Os materiais dielétricos dos isoladores empregados em linhas de transmissão podem ser: materiais cerâmicos (vidro recozido, vidro temperado ou porcelana) ou materiais poliméricos (borrachas de silicone e EPDM). Falhas em isoladores de transmissão podem causar desligamentos não programados no sistema elétrico, provocando danos à sociedade, às indústrias, em outros equipamentos do sistema elétrico, gerar multas e, ainda, prejudicar a imagem da concessionária de energia elétrica. Um dos principais motivos para desligamentos não programados nas linhas de transmissão e subestações, principalmente em regiões de elevada poluição, é a descarga disruptiva por contaminação (pollution flashover). Este fenômeno ocorre devido ao acúmulo de poluentes na superfície dos isoladores que, juntamente com índices elevados de umidade relativa do ar, resultam no incremento da corrente de fuga e ocorrência de descargas disruptivas. Estudos de medição de corrente de fuga tem auxiliado na avaliação do desempenho de isoladores, assim como na tentativa de predizer possíveis falhas destes equipamentos nas linhas de transmissão. Neste trabalho, que faz parte de um projeto de pesquisa com escopo de maior abrangência, foi desenvolvido um sistema para a medição de corrente de fuga em isoladores de transmissão. Este é composto por uma instrumentação eletrônica capaz de medir a corrente de fuga e de um sistema de aquisição de dados que permite a visualização das formas de onda medidas e do cálculo da corrente de fuga. Para a validação do sistema foram realizados testes de bancada na instrumentação desenvolvida, ensaios em câmara de névoa salina para monitoramento de corrente de fuga em distintos isoladores e ensaios em alta tensão para validação do sistema. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia do sistema para a medição de corrente de fuga em isoladores de transmissão.