1416

Aluno - Carlos Kaue Pinheiro Gomes - PIBITI/CNPq - Curso de Engenharia Elétrica (N) - Orientador : James Alexandre Baraniuk - Departamento de Engenharia Elétrica.

Título
UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE ANDROID PARA O MONITORAMENTO E CONTROLE DE KITS DIDÁTICOS DE FÍSICA

Área de conhecimento: 30402042 - Palavras-chave: instrumentação eletônica; kit didárico; oficina de física - Coorientador: Sem Co-Orientador.

O presente projeto foi desenvolvido com a finalidade de auxiliar na realização de aulas de física do ensino médio e, também, tentar estimular nos estudantes de ensino médio o interesse pelas áreas de engenharia, em especial a engenharia eletrônica e a de telecomunicações e assim disciplinas como Matemática e Física, fazendo com que o índice de reprovações destas matérias seja reduzido, pois a pratica de atividades relacionadas aos fenômenos físicos estudados em sala estimulam o aprendizado além oferecer uma nova abordagem para a fixação de conceitos. O projeto consiste no desenvolvimento de kits didáticos de física que possam ser monitorados e controlados por um Smartphone por meio de comunicação via Bluetooth® através de um aplicativo, desenvolvido para o projeto, na plataforma ANDROID, no qual o estudante através de gráficos poderá visualizar os parâmetros que estão sendo monitorados. O projeto foi orientado para a construção de protótipos inovadores de baixo custo, realizados em plataformas livres (open source) e que sejam de fácil reprodução. O primeiro kit foi desenvolvido para o monitoramento e controle de velocidade de um motor de corrente contínua (CC ou DC do inglês direct current) através da plataforma de Microcontrolador do Kit Arduíno utilizando sensores óticos para aferir a velocidade e um circuito elétrico para o controle da velocidade de rotação do motor utilizando a modulação por largura de pulso, mais conhecida pela sigla em inglês PWM (Pulse-Width Modulation). O segundo kit foi desenvolvido com a finalidade de controle e monitoramento da temperatura da água através da plataforma Arduíno utilizando um circuito integrado projetado para medição de temperatura (LM35) e um circuito eletrônico para controle do aquecimento da água utilizando PWM através de uma "resistência", semelhante a aquelas encontradas em chuveiros elétricos. Foi elaborado um roteiro de atividades e testamos o uso dos kits por um grupo de estudantes em uma aula experimental de física. Ao final do projeto constatamos que o uso de kits didáticos integrados ao celular oferecem uma grande oportunidade para a realização de experimentos de baixo custo, motivando os estudantes no estudo de física e matemática.