1415

Aluno - Camilo Manoel Gomes Pastore Coelho - PIBITI/CNPq-FUNTTEL - Curso de Engenharia Elétrica (Eletron.,Eletrotec.,Telecom.) (MT) - Orientador : Luis Henrique Assumpção Lolis - Departamento de Engenharia Elétrica.

Título
ESTUDO DAS DIFERENTES TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO ESPECTRAL EM DETECÇÃO DE SINAIS E CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE MODULAÇÃO APLICADAS À RÁDIOS COGNITIVOS

Área de conhecimento: 30406030 - Palavras-chave: sistemas sem fio; transmissores receptores rádiofrequęncia; rádio cognitivo, rádio definido por software - Coorientador: Evelio Martín García Fernández.

O sensoriamento espectral em rádio cognitivo é um método que permite a um equipamento de transmissão e recepção de radiofrequência se tornar ciente da ocupação do espectro de frequências em seu entorno para um uso oportunista dos espaços livres no espectro. Com esse método, dois equipamentos de rádio podem alterar automaticamente determinados parâmetros de comunicação (frequência, potência, banda passante, esquema de modulação). O trabalho teve como objetivo discutir a produção científica relacionada às diferentes técnicas utilizadas, e identificar as respectivas características positivas e negativas de cada técnica. Uma extensa revisão bibliográfica sobre o assunto fez-se necessário. A maior parte dos artigos que tratam dos critérios de busca definidos a priori. Os principais temas tratados e classificados nesse trabalho são as diferentes técnicas de sensoriamento espectral, classificação de modulação e estratégias e conceitos para um sistema de rádio cognitivo. A maioria dos artigos ateve-se à implementação de técnicas de detecção e classificação automática de modulação em rádio cognitivo. São escassos os textos relacionados à fundamentação teórica básica de rádio cognitivo, tendo-se encontrado apenas um texto que faz uma definição formal dos elementos básicos da teoria e das etapas de um rádio cognitivo. Estima-se que o método de ocupação do espectro de frequências encontra-se desatualizado em relação às aplicações atuais e futuras de comunicação. Soma-se à isto, a vasta quantidade de possibilidades de algoritmos aplicados em processamento digital de sinais capaz de resolver problemas sobre condições diversas. Tendo em vista não somente o decrescente custo computacional, como também a necessidade diminuição dos custos dos equipamentos de rádio transformando os sistemas em módulos compatíveis a multinormas e reutilização dos blocos analógicos, viu-se a necessidade de desenvolver esta revisão bibliográfica, que auxiliará na proposição de um método para solução dos problemas de sensoriamento espectral em rádios cognitivos.