1412

Aluno - Matheus Bazo do Nascimento - IC-Voluntária - Curso de Engenharia de Produção (MT) - Orientador : Cassius Tadeu Scarpin - Departamento de Engenharia de Produção.

Título
DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES DO ERP

Área de conhecimento: 30802008 - Palavras-chave: logística; picking discreto; simulação - Coorientador: Gustavo Valentim Loch.

Face à necessidade da célere transformação de dados em informações por parte das organizações, faz-se necessário por parte das companhias o desenvolvimento ou a aplicação de ferramentas de gestão que possibilitem que as informações sejam transmitidas com a velocidade supracitada, mas também com clareza, objetividade e assertividade. Nesse contexto, a ferramenta que melhor atende a esses requisitos versados acima é o ERP (Enterprise Resource Planning), o qual é um software que integra a base de dados de todas partes da organização em um único sistema, propiciando a melhoria e expansão do fluxo de informações. Dentre os diversos setores de uma empresa, a Logística é, indubitavelmente, um dos departamentos mais vitais à organização, pois é responsável por todas as atividades de armazenagem e movimentação de materiais, produtos, além do fluxo de informação que colocam os produtos em movimento. Inserido nesse fluxo de informações os quais a Logística alimenta, estão as estratégias de separação de pedidos ou picking, as quais são utilizadas de modo a nortear o processamento dos pedidos dos clientes dentro de um armazém. Dentre essas estratégias, está o picking discreto, na qual cada pedido é separado de forma única. Essa estratégia foi o objeto de estudo do presente trabalho, o qual foi confeccionado com o objetivo de criar uma interface que proporcione a análise dos tempos de separação encontrados na utilização desse tipo de política de separação, por meio da simulação e implementação computacional da estratégia em linguagem de programação Visual Basic for Applications (VBA) na resolução de um problema teórico de uma indústria de ventiladores, em que buscou-se encontrar resultados concernentes à designação de separadores e aos tempos que os mesmos dispendem na realização das separações de pedidos feita diariamente, bem como o acumulado no decorrer de um ano, com o propósito de avaliar as vantagens e limitações da política estudada, bem como a facilidade que o usuário do programa terá com a interface proposta.