1409

Aluno - André Luiz Flores Refosco - PIBITI/UFPR-TN - Curso de Engenharia Civil (MT) - Orientador : Ricardo Mendes Junior - Departamento de Engenharia de Produção.

Título
INTEGRAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE OBRAS AO MODELO DE INFORMAÇÕES (BIM) DO EMPREENDIMENTO

Área de conhecimento: 30100003 - Palavras-chave: tic; ritmo de produção; bim - Coorientador: Sérgio Scheer - Colaborador: Marlon Camara Garrido.

O sucesso em obras de construção civil é fruto de um bom planejamento e boa qualidade dos projetos e da execução. Para que tal sucesso possa ser alcançado tais aspectos devem conter um elo de ligação que permita o melhor aproveitamento do fluxo das informações inerentes ao que se pretende construir. Este elo é a comunicação, pois é ela que proporciona o transporte, a transparência e a assimilação das informações, que partem ou chegam em todos os setores, pelos agentes humanos envolvidos. Portanto, este trabalho buscou estudar as dificuldades, necessidades e particularidades da comunicação no gerenciamento, planejamento e execução de uma obra de construção civil, que atualmente não são associadas a baixa produtividade e a dificuldade de cumprimento de prazos e orçamentos pelas empresas do setor. Para a realização do trabalho foram analisados o diagrama de fluxo de dados (DFD) de uma obra, realizada a aplicação de questionários sobre a comunicação no ambiente de trabalho com funcionários desta obra em diversas posições hierárquicas e o estudo sobre a implementação de técnicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) recorrentes do mercado e da literatura na atualidade. Sobretudo buscou-se analisar os benefícios obtidos na comunicação através da aplicação do método de planejamento e controle de atividades Sistema Last PlannerTM, que leva em conta os princípios da construção enxuta; e como a sua implementação abre caminho para uma aplicação mais eficiente de um modelo de informação (BIM) como ferramenta auxiliar para o planejamento e gerenciamento da construção de uma edificação. Como resultado, espera-se que seja possível fazer uma reflexão sobre a pouca importância dada ao planejamento e gestão comunicação dentro do dia-a-dia da construção civil, bem como, os aspectos mais importantes a serem levados em conta no sucesso da integração das técnicas aplicadas por conta de uma comunicação eficiente e enxuta.