1408

Aluno - Mateus Eduardo Vieira - LACTEC - Curso de Engenharia Civil (MT) - Orientador : Kleber Franke Portella - Departamento de Engenharia Civil.

Título
ESTUDO DA DURABILIDADE DE CONCRETO COM ADIÇÕES

Área de conhecimento: 30101018 - Palavras-chave: durabilidade; concreto; adições - Coorientador: Mariana D'Orey Gaivão Portella - Colaborador: Marcelle Maia Bonato.

A construção civil movimenta toneladas de cimento anualmente para as suas mais diversas aplicações, mas a fabricação deste aglomerante é um grande poluidor do meio ambiente. Decorrente disto, temos uma constante busca por novos métodos sustentáveis, a fim de reduzir este impacto ambiental. A pesquisa foi direcionada em dois aspectos: a adição de fibras de coco (FC) e sisal (FS) ao concreto, com a intenção de reutilizar dois produtos que são amplamente produzidos e utilizados no país; e a fotocatálise de gases poluentes por argamassas e tintas a base de dióxido de titânio. Para a avaliação do concreto com adições foram realizados ensaios de resistência à compressão axial, variação dimensional de barras de argamassa expostas em solução agressiva de sulfato e o acompanhamento da durabilidade de corpos de prova armazenados em câmaras de intemperismo por meio de impedância eletroquímica e potencial de corrosão da armadura. O potencial fotocatalítico das tintas de dióxido de titânio foi analisado pela redução na concentração dos gases estudados dentro de uma célula de PVC com uma lâmpada UV-A acoplada. Após ensaios e pesquisa bibliográfica, foram escolhidos os traços adequados de fibra. Os valores obtidos no ensaio de resistência à compressão axial para o concreto com adição FC foram superiores aos determinados pela norma brasileira (resistência mínima de 31,6 MPa aos 28 dias), variando entre 32,0 e 36,8 MPa para as dosagens de 1,0 e 0,8%, respectivamente. Os resultados dos ensaios realizados para o concreto com adição FS ficaram entre 29,1 e 35,8 MPa, para 1,0 e 0,6%, respectivamente. Com os resultados do ensaio de variação dimensional foi possível notar que a argamassa com adição FS favoreceu a formação de cristais e por consequência uma maior expansão, enquanto a dosagem com FC se comportou de forma semelhante à argamassa sem adições. No estudo eletroquímico foi possível notar uma tendência maior de corrosão da armadura do concreto, com e sem adição, em um ambiente salino em comparação aos corpos de prova expostos em câmara de sulfato e dessecador. Resultados obtidos no ensaio de fotocatálise comprovaram uma degradação entre 30 e 50% na concentração de monóxido de nitrogênio contido na célula de PVC. A utilização de componentes como as fibras naturais em adição ao cimento reduz o consumo do aglomerante, sendo tanto um beneficio econômico quanto ambiental. A ação das substâncias fotocatalíticas vem demonstrando ser uma alternativa para a despoluição do ar, tendo então uma elevada importância no quesito ambiental.