1400
Aluno - Juliane Nascimento Ribas - PIBIC/CNPq - Curso de Enfermagem (MT) - Orientador : Marineli Joaquim Meier - Departamento de Enfermagem.
Título
ATUALIZAÇÃO
DA CAPACITAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA EM AVALIAÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO
Área de conhecimento: 40400000 - Palavras-chave: enfermagem; úlcera por pressão; tecnologia - Coorientador: Karla Crozeta Figueiredo.
A capacitação técnico-científico em avaliação de úlceras por pressão integra um sistema de coleta de dados de prevalência de úlceras por pressão. Constitui-se em um material educativo com conteúdos teóricos, que abordam os conhecimentos necessários para participação de docentes, enfermeiros e estudantes no levantamento de dados do referido sistema, como a fisiopatologia das úlceras por pressão e instruções para o preenchimento dos instrumentos de coleta de dados. A UP é definida como uma lesão localizada da pele e/ou tecido subjacente, normalmente sobre uma proeminência óssea, em resultado da pressão isolada ou combinada a cisalhamento e/ou fricção (EPUAP/NPUAP, 2009). Além do material educativo, o sistema é composto por instrumentos e protocolo de coleta de dados e por uma planilha online, e foi validado no Brasil (CROZETA, 2013). Na validação, definiu-se uma lista de recomendações para aprimorar as inovações tecnológicas (material educativo e planilha online). Para tanto, objetiva-se atualizar material técnico-científico para a capacitação de docentes, enfermeiros e estudantes para o levantamento de dados transversais e, proporcionar o acesso ao material técnico-científico em ambientes virtuais de aprendizagem gratuitos. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa desenvolvido em três etapas: 1) identificação dos ajustes necessários e revisão do conteúdo, 2) seleção do software e reconhecimento de suas ferramentas disponíveis para diagramação do conteúdo e, 3) seleção e preparação do ambiente virtual de aprendizagem. Como resultado da primeira etapa, obteve-se o material revisado e atualizado, por meio da alteração de termos técnicos, inclusão de explicações que haviam gerado dúvidas na aplicação piloto do sistema, além de orientações não abordadas e atualização do banco de questões. Na segunda, obteve-se a diagramação do conteúdo atualizado no programa InDesign®, um software que permite salvar o arquivo em formato.pdf para posterior disponibilização em ambientes gratuitos. O resultado da última etapa foi a disponibilização do material na plataforma MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), um ambiente virtual de aprendizagem que é oferecido pela Universidade Federal do Paraná de maneira gratuita, não sendo necessário, portanto, a vinculação à plataformas particulares para próximas capacitações. Dessa forma, mostra-se importante as constantes revisões dos conteúdos, a fim de disponibilizar sempre um material atualizado, assim como é demonstrado ser possível a sua disponibilização em ambientes virtuais gratuitos.