1397

Aluno - Fabiana Franchini - PIBITI/CNPq - Curso de Engenharia Civil (MT) - Orientador : Sergio Scheer - Departamento de Construção Civil.

Título
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADND EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES: DESENVOLVIMENTO DE MODELO INTEGRADO PARA COMPONENTES EM PLANEJAMENTO DE OBRAS

Área de conhecimento: 30101000 - Palavras-chave: cadnd; planejamento; obras - Colaborador: Marlon Camara Garrido .

Com o desafio de se elaborar projetos cada vez mais eficientes e detalhados em um curto prazo, a indústria da arquitetura, engenharia e construção (AEC) busca novos meios para garantir as exigências do mercado, já que ocorrem muitos problemas de retrabalho e de compatibilidade de projetos nos métodos atuais. É por isso que a modelagem da informação da construção (BIM, sigla para Building Information Modeling), que permite uma maior interação entre os vários participantes de um projeto reduzindo custos e tempo de construção, está ganhando cada vez mais espaço na construção civil. Além disso, existem artifícios que oferecem auxílio às análises para efetivar o BIM, como o IDM (Information Delivery Manual), o qual permite o mapeamento dos processos, dos agentes e dos requisitos de informações de cada um desses elementos. Ou seja, é uma forma de prover informações específicas relacionadas às diferentes fases do projeto. A partir de trabalho que desenvolveu uma ferramenta para integrar o modelo BIM 3D com composições de custos para facilitar o uso da informação de um modelo 3D BIM, com as informações do planejamento e do orçamento da obra (permitindo análises 4D (3D com tempo) e 5D (4D com custos) de maior confiabilidade), o objetivo da presente pesquisa é aprimorar essa técnica, detalhando as informações contidas no trabalho em forma de um fluxo IDM e assim facilitar sua compreensão. Ainda, aplicar a técnica aprimorada desenvolvendo o modelo 4D de um edifício. Portanto, foram modelados os sistemas de estrutura, de arquitetura e de hidrossanitário, com inserção das informações da estrutura analítica do projeto (EAP) e as demais informações de acordo com o fluxo IDM idealizado e simulou-se a construção do edifício em um programa específico. Através do modelo 4D foi possível identificar erros de compatibilidade e perceber que a simulação da construção de um empreendimento pode auxiliar na tomada de decisão de uma obra.