1396

Aluno - Eloisa Caroline Guimarães - IT-Voluntária - Curso de Engenharia Civil (MT) - Orientador : Leonardo Fagundes Rosemback Miranda - Departamento de Construção Civil.

Título
INFLUÊNCIA DA ENERGIA DE COMPACTAÇÃO NAS PROPRIEDADES FÍSICAS E NO CONSUMO DE LIGANTE DE CONCRETOS ASFÁLTICOS COM AGREGADO GRAÚDO RECICLADO DE CONCRETO

Área de conhecimento: 30103053 - Palavras-chave: concreto asfáltico; reciclado; compactação.

A atividade de construção civil gera inúmeros impactos ambientais e é responsável pelo extração do maior volume de matéria prima não renovável. Para diminuir o volume de resíduo, a disposição irregular deste e também a extração de matéria prima, busca-se encontrar formas de reutilização e reciclagem deste material. Sabe-se que o resíduo classe A devidamente processado pode fazer o papel de agregado na construção civil, onde já tem sido comum seu uso em bases e sub-bases de pavimentos. O trabalho desenvolvido visou a viabilidade da aplicação do agregado reciclado de concreto especificamente na composição do concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Os trabalhos realizados sobre a utilização de agregados reciclados de concreto em CBUQ indicam um aumento do consumo de ligante, devido a alta absorção dos agregados reciclados, o que pode causar aumento de custo e portanto inviabilizar tal aplicação. O objetivo deste trabalho é avaliar se o aumento da energia de compactação poderá reduzir o consumo de ligante e melhorar as propriedades físicas e mecânicas do CBUQ. Os materiais utilizados neste projeto foram: brita e pedrisco reciclados de resíduo de concreto, obtidos na usina de reciclagem Soliforte, localizada em Campo Largo/PR, pó de pedra natural de natureza granítica e o ligante empregado foi o cimento asfáltico de petróleo CAP 50/70. Foram realizados ensaios de caracterização como granulometria, densidade real e absorção dos agregados, para que através destes dados fosse encontrado o traço que se enquadrasse nos limites da faixa C do DNIT. Sabendo as temperaturas adequadas para usinagem e compactação, foram produzidos os corpos de prova utilizando-se o processo de dosagem Marshall e feito o ensaio Rice. Para que um comparativo adequado fosse realizado, foram feitos corpos de prova com os teores de CAP de 5,5%, 6,0%, 6,5% e 7,0%, variando a energia de compactação em 75 e 150 golpes por face, avaliando-se as suas diferenças. Então foram analisados os parâmetros físicos de dosagem Marshall, teor ótimo de ligante, estabilidade e fluência. Os resultados parciais indicam a viabilidade de se utilizar agregados reciclados de concreto em CBUQ.