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Aluno - Jader Tomson Kalil Sphair - IT-Voluntária - Curso de Medicina (MT) - Orientador : Gibran Avelino Frandoloso - Departamento de Clínica Médica.
Título
CONFECÇÃO DE
VÍDEOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS SOBRE UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE SUPORTE VENTILATÓRIO NÃO INVASIVO
Área de conhecimento: 40101002 - Palavras-chave: semiologia médica; fisiologia respiratória; dispositivos de suporte ventilatório - Coorientador: Maurício de Carvalho - Colaborador: Camila Cristina Valério.
O uso de vídeos para o ensino teve uma grande expansão recentemente, tornando-se uma importante ferramenta. Os principais sites de postagens de vídeos estão repletos de tutoriais que ensinam técnicas e procedimentos dos mais variados assuntos e interesses. A massiva maioria desses vídeos estão em língua inglesa. Algumas das habilidades necessárias para a formação médica são mais bem compreendidas pela visualização do que pela leitura. Uma manobra de de semiologia pode ser de fácil execução, porém escrevê-la muitas vezes é um desafio, senão uma impossibilidade. O aprendizado dessas manobras pode ser muito facilitado através de vídeos que mostrem o que deve ser feito de forma correta. Um ponto importante é que tal material, pela capacidade de causar impacto, deve ser produzido por pessoas que tenham conhecimento adequado e saibam passar uma mensagem correta. Dessa maneira há uma potencialização da melhor evidência científica disponível. Tendo isso em vista este projeto foi criado, objetivando criar videotutoriais de procedimentos e semiologia médica, com foco no graduando de medicina, em língua portuguesa e respeitando as evidências científicas mais atuais. A disponibilização desse material é online, de forma gratuita e acessível a todos. O temas trabalhados nesses videotutoriais foram a fisiologia respiratória, conceitos sobre insuficiência respiratória, demonstração de utilização da máscara laríngea e do combitubo e orientações sobre o uso da ventilação não-invasiva com pressão positive em pacientes com insuficiência respiratória aguda. Existem outros projetos com abordagem semelhante, mas sobre outros temas do conhecimento médico. Esse processo de produção de videotutoriais é um dos primeiros passos do grupo de Pesquisa em Ensino Médico, criado dentro do Setor de Ciências da Saúde, mais especificamente no Curso de Medicina.