1391

Aluno - Taiane de Souza - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Gestão da Informação (M) - Orientador : Maria do Carmo Duarte Freitas - Departamento de Ciências Sociais.

Título
AVALIAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA DE CURITIBA-PR PARA ATUAÇÃO EM RECEPÇÃO E INFORMAÇÃO AO TURISTA

Área de conhecimento: 60000007 - Palavras-chave: qualificação profissional; turismo receptivo; rubrica - Coorientador: Viviane Kuntz.

A escolha do Brasil para ser sede da Copa de 2014, culminou num fato importante que influenciou o governo aplicar mais investimento no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) com foco para a Copa, oferecendo cursos gratuitos para qualificação profissional na recepção de turistas. O PRONATEC Turismo funciona em três vertentes: copa, social e empresarial, possibilitando a participação de maiores de 18 anos e que morem perto das 12 cidades sedes. A qualificação profissional da população relacionada ao turismo receptivo, ou seja, os cursos que estão sendo oferecidos pelo PRONATEC COPA sendo importante para a população, resultando em um legado para o Brasil. No entanto, para efetividade desse legado, também houve um investimento do governo para avaliação desses cursos. Essa pesquisa é parte do projeto ""ME/CNPq - Legados e oportunidades gerados pela Copa do Mundo 2014 - Cidade de Curitiba"" e visa elaborar e validar um instrumento para avaliação das competências desejadas para cada profissional a ser qualificado. Para tanto, tem-se como objetivo central desta pesquisa elaborar e validar um instrumento para avaliação da qualificação de cursos do Pronatec Copa ligados à recepção e informação ao turista, oferecidos em Curitiba- PR. Para o procedimento metodológico, como primeira etapa buscou-se um levantamento teórico sobre as temáticas envolvidas: competências, rubricas e turismo receptivo, posteriormente por meio de um quadro comparativo com as competências, requeridas para a atuação nessas atividades, segundo a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e literatura, Pronatec e instituições de referências. Nesta etapa elencaram-se as competências encontradas para os cargos relacionados a Serviços e Informações, com isso possibilitará a familiarização das competências no plano pedagógica de cada curso que será analisada para construção das rubricas. Essa pesquisa será aplicada conforme as competências de alunos concluintes dos cursos. Como resultado parcial têm-se os dados obtidos e organizados em quadros de competências que facilitam a análise dos planos pedagógicos dos cursos para a elaboração das rubricas, passo em desenvolvimento na pesquisa. Verificou-se algumas barreiras como: a falta acesso as informações dos cursos, bem como na procura dos planos pedagógicos.