DIAGNÓSTICO DO PERFIL AMBIENTAL DE DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, UMA MUNICIPAL E OUTRA PRIVADA, DO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ, PR. 1
Aluno de Iniciação Científica: Juliana Laís Armstrong Lopes (PIBIC/UFPR-TN)
Curso: Gestão Ambiental (Setor Litoral) (MT)
Orientador: Afonso Takao Murata
Colaborador: Camila Lopes Teodoro
Departamento: Campus Litoral
Setor: Campus Litoral
Palavras-chave: Educação ambiental , Diagnóstico ambiental , Formação continuada de professores
Área de Conhecimento: 90191000 - MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS
Após a Conferência de Tbilisi a educação ambiental (EA) passa a ser considerada como: "um processo permanente no qual indivíduos tornam-se conscientes do seu ambiente e adquirem conhecimento, valores, habilidades, experiências e a determinação para agir individual e coletivamente, prevenindo e resolvendo problemas presentes e futuros". Neste sentido, este estudo diagnosticou, através de questionários semi-estruturados, o modo como vem sendo trabalhada a EA em uma escola municipal e outra privada de ensino fundamental no Município de Paranaguá, Estado do PR. A análise foi conduzida de forma a levantar como, e de que forma os professores da rede do ensino básico aplicam a EA nas escolas, levantando as seguintes informações: em quais disciplinas aplica-se esta temática; as principais atividades desenvolvidas; as metodologias empregadas; os projetos desenvolvidos e parceiros nessas atividades; as principais carências e dificuldades na realização das atividades; bem como, tentar identificar as concepções de educação ambiental trabalhadas nas escolas. Os dados foram analisados, interpretados e discutidos segundo a técnica da análise de conteúdo Bardin, 1977. A partir disto, identificou-se a carência da temática ambiental nas escolas e deficiências de abordagem e conteúdo dos professores participantes da pesquisa em relação ao tema. Partindo disto, constatou-se a necessidade de efetivar uma ação, de trabalhar junto aos professores a epistemologia da educação ambiental, sendo assim, propôs-se um curso de formação continuada aos docentes em EA, a fim de embasá-los e melhorar assim os trabalhos com os alunos em: ética ambiental, respeito ao meio ambiente, o modo de trabalhar EA no ambiente escolar e a exposição de ferramentas que pudessem ser utilizadas no dia-a-dia com os estudantes. O curso oferecido, intitulado "Pensar global, Agir local: formação continuada dos professores do ensino básico/fundamental em Educação Ambiental" motivou as professoras na aplicação da EA de forma contínua na escola, considerando positiva a iniciativa do curso. E resultou também, a coleta de dados muito importantes para a continuidade da pesquisa.