A COMUNICAÇÃO EMOCIONAL DE PIANISTAS ERUDITOS E POPULARES NO REPERTÓRIO BRASILEIRO

Aluno de Iniciação Científica: Juliano Carpen Schultz (PIBIC/CNPq)
Curso: Música - Bacharelado (T)
Orientador: Danilo Ramos
Colaborador: Adriano Elias, Elder Gomes da Silva
Departamento: Artes
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: música brasileira , comunicação emocional , piano
Área de Conhecimento: 80303005 - MÚSICA

O termo comunicação emocional se refere a situações em que o músico tem a intenção de comunicar emoções específicas aos ouvintes. O Brunswikian Lens Model é um modelo que foi desenvolvido para analisar os processos psicológicos envolvidos neste tipo de comunicação. Segundo este modelo, a expressão das emoções durante as performances musicais envolve o uso de pistas acústicas (pedaços de informação) relacionadas a parâmetros musicais (modo, andamento, contorno melódico, timbre, entre outros). Estudos recentes têm mostrado que a aculturação (expressa pela formação musical do instrumentista) pode ser um elemento fundamental para a aprendizagem implícita da expressividade musical. Pelo fato de o Brunswikian Lens Model ter sido construído em um contexto musical ocidental europeu, o objetivo deste trabalho é analisar a comunicação emocional de pianistas em repertório musical genuinamente brasileiro. No primeiro experimento, 3 pianistas com formação predominantemente erudita e 3 com formação predominantemente popular gravaram trechos musicais com a intenção de comunicar quatro emoções a seus ouvintes: Alegria, Tristeza, Serenidade e Raiva. Em uma segunda etapa, os trechos musicais gravados foram apresentados a 3 músicos profissionais, com a tarefa de, após cada escuta, descreverem as pistas acústicas encontradas em cada trecho musical gravado. Os resultados mostraram que os pianistas eruditos empregaram pistas acústicas semelhantes àquelas descritas pelo Brunswikian Lens Model para a comunicação das emoções, enquanto que os pianistas populares utilizaram outras pistas acústicas relacionadas, principalmente, a estilos musicais brasileiros (Choro, Samba, Gafieira e Bossa Nova) e ao uso de outros modos musicais, como Lídio, Mixolídio e Lócrio. Em um segundo experimento, 40 estudantes universitários (20 Músicos e 20 Não Músicos) realizaram tarefas de escuta e julgamento emocional de cada trecho musical gravado no experimento anterior por meio de escalas emocionais (alcance 0-10) referente às quatro emoções analisadas. Uma análise de variância mostrou que pianistas eruditos e populares comunicaram emoções de maneiras distintas para os seus ouvintes: para ambos os grupos (Músicos e Não Músicos), enquanto os pianistas eruditos mostraram uma maior acurácia para a comunicação emocional de Tristeza, os pianistas populares mostraram maior acurácia para a emoção Alegria; a comunicação emocional não sofreu influência da formação musical dos pianistas para as emoções Serenidade e Raiva.

 

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