A DESSACRALIZAÇÃO DO PASSADO HISTÓRICO E A BUSCA DE UMA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA OBRA GUERRA DO BRASIL DE SYLVIO BACK

Aluno de Iniciação Científica: João Felipe Gremski (PIBIC/CNPq)
Curso: Letras - Inglês ou Português com Inglês
Orientador: Marilene Weinhardt
Departamento: Lingüística, Letras Clássicas e Vernáculas
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Guerra do Paraguai , Dessacralização do passado histórico , Linguagem cinematográfica
Área de Conhecimento: 80206000 - LITERATURA BRASILEIRA

O projeto teve como foco de estudo a obra Guerra do Brasil – Contos da Guerra do Paraguai, do cineasta e escritor Sylvio Back. À medida que iniciei a pesquisa, pude perceber duas vertentes interessantes que acabaram por se tornar os meus objetivos de análise. O primeiro deles diz respeito à dessacralização do passado histórico, ou seja, a desconstrução realizada por Back no que concerne aos fatos e personagens da Guerra do Paraguai. Para efeito de comparação, utilizei as obras Fragmentos da grande Guerra, de Leandro Fortes, Xadrez, Truco e outras Guerras, de José Roberto Torero e Avante, Soldados: para trás de Deonísio da Silva. Ficou claro um alto teor de humor e ironia no tratamento dado às figuras históricas da guerra, entre elas Solano López, sua esposa Madame Lynch e o Marechal Floriano Peixoto; todas representadas através das suas vilezas e mesquinharias. Outro fator que reforçou essa dessacralização foi o uso indiscriminado da metalinguagem, ferramenta também utilizada nos outros romances históricos lidos. Ao usar esse artifício, parece que o autor diminui a seriedade do texto, tornando-o mais leve e bem humorado, contribuindo assim para a desconstrução de um fato histórico. O outro objetivo consistiu na busca de uma possível linguagem cinematográfica na obra de Sylvio Back devido ao ofício de cineasta do autor. Para tanto, as análises de Tânia Pellegrini, Robert Stam e João Manuel dos Santos Cunha a respeito do tema, além dos textos ficcionais de João Gilberto Noll e Tabajara Ruas, foram utilizados para se entender melhor o significado desse conceito. Após o estudo, ficou constatado que Back apresenta momentos que se assemelham muito a uma descrição fílmica, mas que, por acontecerem com pouca frequência e de maneira isolada, não marcam um estilo na sua escrita. Além disso, se compararmos as análises teóricas de Flora Sussekind e de Renato França com relação ao tema, em que ambos atestam uma presença marcante da linguagem cinematográfica nos livros de João Gilberto Noll e Tabajara Ruas respectivamente, fica difícil fazer o mesmo com o livro de Sylvio Back.

 

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