EXPERIÊNCIA RURAL E A FORMAÇÃO DO ROMANCE BRASILEIRO: O ESTATUTO DO NARRADOR, OS HOMENS POBRES LIVRES E O PROCESSO DA VIOLÊNCIA

Aluno de Iniciação Científica: Ana Karla Carvalho Canarinos (IC-Voluntária)
Curso: Letras - Espanhol ou Português com Espanhol
Orientador: Fernando Cerisara Gil
Colaborador: Lohanna Machado, Raphael Turra Sprenger
Departamento: Lingüística, Letras Clássicas e Vernáculas
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Literatura Brasileira , Matéria Rural , Prosa de ficção
Área de Conhecimento: 80206000 - LITERATURA BRASILEIRA

O projeto "Experiência Rural e a Formação do Romance Brasileiro" tem como pressuposto a concepção do regionalismo como uma das instâncias formadoras do romance brasileiro. Nesse sentido, o objetivo do projeto é identificar os recursos e processos estético-formais utilizados na representação ficcional do homem pobre e livre retratado nesses romances, bem como mapear as estratégias discursivas dos autores no processo de acumulação e superação formal pelos quais a literatura regionalista passou dentro do sistema literário brasileiro. Para tanto, foram feitas as seguintes leituras: Tronco do ipê (1871) e Til (1872), de José de Alencar, A escrava Isaura (1875), de Bernardo Guimarães, A carne (1888), de Julio Ribeiro, O vaqueano (1872), de Apolinário Porto-Alegre e Os jagunços (1898), de Afonso Arinos. Tendo em vista a noção de formação do romance brasileiro formulada por Antônio Cândido em sua obra Formação da Literatura Brasileira, circunscrevemos a análise do romance rural a uma experiência literária peculiar, sempre ligada aos problemas com que a constituição da forma romance tem se deparado, ao longo do tempo, no nosso sistema literário. Sob essa perspectiva, todas essas obras foram analisadas estruturalmente, tendo como eixo central a representação do homem pobre e livre no mundo rural retratado nestas narrativas, além de alguns aspectos formais privilegiados como a representação da violência, o estatuto do narrador e a representação da natureza. Para além disso, esses aspectos estruturantes das obras foram abordados de modo a estabelecer um contraponto entre elas, de modo a mapear os diferentes temas e os diferentes procedimentos literários utilizados em cada uma dessas narrativas. O trabalho foi composto da leitura de cada romance e da escrita de textos críticos a respeito de algum aspecto formal pré-estabelecido pelo orientador, bem como reuniões regulares com os demais participantes da pesquisa para a discussão. 

 

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