UTILIZAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE ASPECTOS CULTURAIS NA AULA DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

Aluno de Iniciação Científica: Maria Carolina Moccellin de Farias (PIBIC/UFPR-TN)
Curso: Letras - Port/Alem/Ital/Grego ou Latim
Orientador: Ruth Bohunovsky
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: literatura , alemão língua estrangeira , cultura
Área de Conhecimento: 80202004 - LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

Nos últimos vinte anos, o ensino de aspectos culturais na aula de alemão como língua estrangeira sofreu importantes modificações quanto aos seus objetivos. Desde os anos 1990, discussões teóricas apontam para a necessidade de se trabalhar a sensibilização dos alunos no contato com culturas estrangeiras, compreendendo o outro em sua diversidade. Junto a essas modificações, surgiu o conceito de aprendizagem (inter)cultural. Esse conceito é compreendido de maneiras diferentes por alguns teóricos da área de ensino de línguas estrangeiras, como Lothar Bredella e Claus Altmayer. O entendimento do que seria aprendizagem (inter)cultural pra esses dois teóricos apresenta pontos de contato: ambos defendem que, no ensino de aspectos culturais, deve ocupar um papel central a discussão sobre visões de mundo, diferentes interpretações da realidade e a reflexão e relativização de modos de se conceber e entender a realidade discursiva. Porém, enquanto para Bredella a aprendizagem intercultural envolve, necessariamente, membros de culturas diferentes, Altmayer tem uma concepção diferente: para ele, a aprendizagem cultural ocorre também entre pessoas de um mesmo grupo ou cultura – por isso ele prefere o termo "aprendizagem cultural". Partindo da definição de aprendizagem cultural elaborada por Altmayer, porém sem deixar de lado as discussões propostas por Bredella – principalmente acerca da utilização da literatura na aprendizagem intercultural, como forma de compreender o outro -, analisamos dois livros didáticos de ensino de alemão como língua estrangeira com objetivo de investigar se esses livros utilizam textos literários como forma de estimular a aprendizagem cultural. Em nossa análise, classificamos as atividades com textos literários em cinco tipos (compreensão textual, vocabulário, gramática, expressão de opinião dos alunos, produção escrita a partir do texto lido) e verificamos sua frequência nos livros analisados. Após a verificação da frequência das atividades nos livros didáticos, selecionamos e analisamos dois exemplos de atividades sugeridas pelos livros didáticos que estimulam a aprendizagem cultural e dois exemplos de atividades que acabam instrumentalizando o texto literário, utilizando-o apenas para atividades de gramática e vocabulário, ignorando seu potencial intercultural. Pudemos verificar que, mesmo não sendo maioria, há, nos dois livros analisados, atividades que exploram o trabalho com textos literários com objetivo da aprendizagem cultural, incentivando a reflexão, o questionamento e a relativização de maneiras de se interpretar a realidade.

 

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