TRADUÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS DE ULRICH BECHER

A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS ALUNOS DE LETRAS JAPONÊS E LETRAS POLONÊS DA UFPR
Aluno de Iniciação Científica: Lina Saheki (PIBIC/CNPq)
Curso: Letras - Japonês
Orientador: Clarissa Menezes Jordão
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: construção identitária , identificação cultural , estudante de letras
Área de Conhecimento: 80200001 - LETRAS

As habilitações em Letras Estrangeiras Modernas Japonês e Polonês datam de 2009 e são as mais recentes criados pelo Departamento de Letras da Universidade Federal do Paraná. Desde a sua concepção, como comprova o seu projeto político pedagógico, essas habilitações tiveram suas justificativas de implantação pautadas na existência de públicos étnicos específicos bastante representativos no Estado - imigrantes ou descendentes de japoneses e poloneses. Entretanto, uma análise preliminar dos ingressantes desses cursos nos últimos quatro anos mostra que esse perfil é muito mais complexo do que o esperado inicialmente. Assim, a pesquisa tem por objetivo principal levantar os perfis dos alunos das habilitações de Letras-Japonês e Letras-Polonês da Universidade Federal do Paraná, buscando detectar os fatores determinantes da escolha, permanência ou evasão desses graduandos. A identidade – entendida, a partir do conceito de Stuart Hall, como processo de formação contínua e dinâmica na configuração do Homem Social, atribuído ou eleito mais por ideias a que se quer vincular do que por dados demográficos – passa a ser nosso objeto de estudo dentro do contexto da formação do corpo discente dessas habilitações. Neste contexto, pretendemos estudar desde a formação do sentimento, da sensação de "pertencimento" que leva o candidato a escolher uma habilitação nesses idiomas, à sua configuração futura. Um direcionamento que pode ter em sua origem fatores tradicionais (identidade étnica) ou novas formas de sociabilidade, como a internet e a chamada cultura pop, e se consolidar, reconstruir ou se extinguir na vivência da graduação. O recorte pretendido de análise abrange quatro anos - dos alunos ingressantes em 2009 (ano de implantação de ambos os cursos) aos ingressantes de 2012 (ano de graduação da primeira turma); o universo estimado é de 120 graduandos (80 de Letras Japonês e 40 de Letras Polonês). A fim de obter as informações necessárias, fizemos uso de um questionário misto - fechado no que tange aos dados demográficos e aberto nas questões relativas à identificação - que foi aplicado em todas as turmas. Os resultados obtidos lançam algumas luzes na relação cultura-etnicidade-afinidade estabelecida por esses estudantes. Nossa perspectiva é de que este trabalho possibilite uma melhor compreensão dos fatores culturais e de motivação envolvidos na auto-identidade e na adesão aos dois cursos. 

 

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