A CARACTERIZAÇÃO DA CERVEJA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS NO BRASIL E NA ALEMANHA
Aluno de Iniciação Científica: Gabriella Silveira Hóllas (PIBIC/UFPR-TN)
Curso: Letras - Port/Alem/Ital/Grego ou Latim
Orientador: Klaus Friedrich Wilhelm Eggensperger
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Publicidade , Brasil , Alemanha
Área de Conhecimento: 80200001 - LETRAS
Com o intuito de persuadir o consumidor, os anúncios publicitários utilizam determinados elementos de modo a atribuir características e estilos de vida aos produtos comercializados, o que denominamos objeto de valor. São inúmeras as possibilidades de associações ao produto: pode-se atribuir a ele o luxo, associá-lo a famosos, exaltar sua qualidade, considerá-lo como porta de entrada a uma vida de aventuras, sofisticação ou festas, entre muitas outras. Para estabelecer sentido com o consumidor, estas associações estão de acordo com o contexto cultural de seu público alvo, ou seja, os objetos de valor de determinada cultura utilizados na publicidade apresentam significações que são compreendidas pelos membros da cultura em questão. Sendo assim, podem-se presumir diferenças, assim como também semelhanças, entre comerciais de duas culturas nacionais distintas. Para investigar essa hipótese, este trabalho se propõe a realizar um estudo comparativo entre comerciais de cerveja no Brasil e na Alemanha. Para este trabalho foram selecionados comerciais das cervejas brasileiras Skol, Brahma, Itaipava e Bohemia; e das cervejas alemãs Paulaner, Bitburger, Erdinger, Radeberger e Krombacher. O objetivo deste trabalho é, portanto, identificar os elementos presentes nos comerciais de cerveja brasileiros e alemães e analisar o modo como eles apresentam seus produtos, ou seja, quais os objetos de valor utilizados para caracterizá-los, e a que estilo de vida seus produtos estão vinculados. Nos comerciais brasileiros, os cenários predominantes encontrados são: praia e churrascos a beira de piscina, onde homens e mulheres exibem seus corpos. Encontra-se frequentemente a figura erotizada da mulher, associada à sedução, e tida como objeto de desejo masculino. Já nos comerciais alemães, o foco está mais voltado para o produto em si, ou seja, para qualidade de seus ingredientes, a tradição em sua fabricação e a superioridade do resultado final. Os cenários são frequentemente compostos por elementos da natureza e paisagens naturais, como florestas e campo. Os personagens que apresentam o produto são geralmente requintados, muitas vezes trajando roupas sociais. O luxo e a sofisticação estão também associados à bebida. Para finalizar, podem-se destacar também semelhanças entre os comerciais dos dois países: ambos associam o consumo do produto a uma vida social intensa, a festas, aos amigos e ao futebol.