APLICAÇÃO E ANÁLISE DE TESTES EM AQUISIÇÃO DE ESTRUTURAS ARGUMENTAIS SIMPLES E COMPLEXAS

Aluno de Iniciação Científica: THAYSE LETÍCIA FERREIRA (IC-Voluntária)
Curso: Letras - Port/Alem/Ital/Grego ou Latim
Orientador: TERESA CRISTINA WACHOWICZ
Departamento: Lingüística, Letras Clássicas e Vernáculas
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Aquisição de estrutura argumental , Primitivos semânticos , CAUSA
Área de Conhecimento: 80100007 - LINGUÍSTICA

O estudo do fenômeno da CAUSA[ção] (CAUSA enquanto primitivo semântico e causação como relação entre evento percebido no mundo e construção gramatical) é de grande importância para os trabalhos em aquisição de linguagem, pois é o que possui mais desdobramentos multiestruturais (Song & Wolf, 2003) e é também um dos elementos mais básicos do modo como concebemos e construímos coerência no mundo em que habitamos (Silva, 2005). A partir de tais considerações o presente trabalho propõe uma análise das estruturas de causa em dados de aquisição do PB. A análise desenvolvida tem caráter onomasiológico, ou seja, parte do estudo dos conceitos de causa, sob a perspectiva semântico conceitual de Jackendoff (1985), Pinker (1989; 2004) e Talmy (2001) para então observar como as sentenças que relatam causa no PB são construídas gramaticalmente. A questão que moveu este estudo partiu da observação de dados longitudinais coletados pelo projeto "Construção de banco de dados para estudos em aquisição de tempo e aspecto". Observamos que crianças em idades iniciais produziam causativas indiretas do tipo "AL 2;5 Ó tio fiz desenhu/Fajendu colachão..." e "B 3;3 Me corre!". Isso significa que crianças em processo de aquisição já possuem o mesmo tipo de construção gramatical que os adultos, o que nos leva a conjectura de que deve haver algum componente inato que organiza e estrutura a linguagem. A partir de tais ponderações a hipótese elaborada para o desenvolvimento deste trabalho é de que CAUSA é um componente inato da linguagem, pois crianças em idades iniciais já produzem estrutura argumental de causação direta e indireta. Como base teórica, exploramos autores que discorrem sobre o fenômeno da causa dentro dos estudos de semântica cognitiva: Talmy 2001 (dinâmica de forças e enquadramento da atenção), Jackendoff 1985 (mundo projetado e primitivos semânticos) e Song & Wolf 2003 (causa direta e causa indireta). Segundo esses autores há uma coatuação de sistemas na construção da gramática – sistema visual, estruturas conceptuais, sistema motor, etc. Para atestar nossa hipótese, elaboramos testes em método de produção eliciada (Crain & Thornton,1998) utilizando situações que envolviam CAUSA (quebrar um carrinho, construir um boneco e andar). Criamos dois vídeos com as situações mencionadas e os apresentamos a um grupo de crianças solicitando que nos falassem sobre o que estavam vendo. Apresentaremos a análise desse corpus de testagem, demonstrando que  as estruturas observadas na fala infantil corroboraram para a hipótese inicial e reforçaremos a natureza inata da cadeia causal.

 

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