O USO DO TWITTER PELOS PRINCIPAIS CANDIDATOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2012
Aluno de Iniciação Científica: Cynthia Peluzzo de /oliveira (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Ciências Sociais
Orientador: Emerson Urizzi Cervi
Departamento: Ciências Sociais
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Microblog twitter , Eleições municipais de 2012 , Curitiba
Área de Conhecimento: 70903000 - COMPORTAMENTO POLÍTICO
A pesquisa analisa como os quatro principais candidatos da disputa eleitoral em 2012 à prefeitura de Curitiba, capital Paranaense, quais sejam Luciano Ducci, Gustavo Fruet, Rafael Greca e Ratinho Júnior, membros da elite política curitibana, utilizaram o microblog do Twitter nos anos de 2011 e 2012 (até outubro). Escolheu-se como objeto o Twitter, pois este é um mecanismo de publicação de conteúdo, bem como de comunicação, posto que une a possibilidade de scrapbook e mensagens instantâneas de até 140 caracteres, assim como funciona como uma rede de relacionamentos, posto que as usuários podem se adicionar e comunicar. Pela facilidade em acessá-lo, tornou-se um meio no qual notícias são transmitidas e retransmitidas rapidamente, assim como se desenvolveu num espaço induscitivelmente propício para debate e discussão política. O objetivo do trabalho é comparar como os quatro concorrentes se comportaram no período de tempo em questão, ou seja, através de uma metodologia predominantemente quantitativa de coleta de dados, ressaltando, como objetivo específico, as semelhanças e diferenças entre as características quantitativas do número das postagens, retweets e replies dos candidatos escolhidos, evidenciando, por óbvio, as variáveis qualitativas nominais e ordinais de análise, como por exemplo, respectivamente, os meses analisados e os interlocutores. As informações foram estudadas a partir do mecanismo/aplicativo encontrado no site www.tweetstats.com e trabalhadas mediante o auxílio do programa de computador SPSS. Diante do exposto, busca-se identificar semelhanças e divergências na utilização desta inovadora ferramenta de comunicação pelos candidatos em questão e o desenrolar da interatividade, para traçar uma trajetória e perfil comportamental numérico de cada um anteriormente ao período eleitoral e durante o mesmo.