UMA ANÁLISE DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO ANO DE 2010, SOB O ENFOQUE DA PRIMEIRA PÁGINA NO JORNAL GAZETA DO POVO
Aluno de Iniciação Científica: ANNE CAROLINE PELLIZZARO (PIBIC/CNPq)
Curso: Ciências Sociais
Orientador: NELSON ROSÁRIO DE SOUZA
Colaborador: FLÁVIA BOZZA MARTINS
Departamento: Ciências Sociais
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Opinião Pública , Jornal impresso , Eleições presidenciais
Área de Conhecimento: 70903000 - COMPORTAMENTO POLÍTICO
Sabemos que a sociedade atual é pautada pela globalização, sendo esta caracterizada pelo volume de como as informações circulam, ressaltando que é através dos meios de comunicação que se constitui o espaço público e a concretização de um espaço democrático. A constituição de uma sociedade democrática é um dos princípios basilares de uma sociedade de fato, pois é na democracia que se fundamenta a comunicação. É a possibilidade do acesso à informação que garante aos cidadãos o poder de escolha, inclusive através do voto. Os meios de comunicação permitem uma troca constante e rápida de informações que não possuem fronteiras delineadas, alcançando por muitas vezes diferentes povos e culturas. Assim, os meios de comunicação possibilitam formas políticas mais abertas que abarcam a participação popular. Há uma grande articulação entre a sociedade e as instituições em virtude da incidência dos meios de comunicação. Desta forma, o objetivo preliminar desta pesquisa é a análise de um dos meios de comunicação de larga utilização, que é o jornal impresso, verificando de que forma os temas são tratados, principalmente em relação à política. Assim sendo, pretende-se através da pesquisa do jornal impresso Gazeta do Povo com o enfoque da primeira página do jornal verificar quais foram os temas abordados no que tange as eleições presidenciais. Para a construção teórica da pesquisa serão utilizados autores como Jurgen Habermas, Éric Maigret, Fernando Azevedo, Antonio Albino Canelas Rubim, Mauro Wolf, entre outros autores que foram essenciais para a formação da teoria da comunicação. Pretende-se também nesta pesquisa realizar um amparado geral das teorias da comunicação e quais os elementos presentes para uma análise quantitativa, como por exemplo, o agendamento e a espetacularização. O método utilizado foi o quantitativo, sendo utilizados como parâmetros para a pesquisa os meses de julho a outubro de 2010. Os resultados parciais da coleta de dados sobre o jornal da Gazeta do Povo foram de um total de 2114 chamadas do tema geral, sendo 316 chamadas que versaram sobre a campanha eleitoral ou partidos políticos, ficando em segundo lugar, com 178 chamadas o tema político institucional e, em terceiro, foram 270 chamadas acerca do tema economia.