O CONCEITO DE DESENHO UNIVERSAL SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: OS PISOS TÁTEIS NAS RUAS XV DE NOVEMBRO E MARECHAL DEODORO
Aluno de Iniciação Científica: Paulo Vinicius Tosin da Silva (IC-Voluntária)
Curso: Geografia
Orientador: Paulo Ricardo Ross
Departamento: Planejamento e Administração Escolar
Setor: Educação
Palavras-chave: Desenho Universal , Pisos Táteis , Percepção
Área de Conhecimento: 70807051 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
Esta pesquisa investiga o conceito de desenho universal aplicado às vias públicas, Rua XV de Novembro e Marechal Deodoro, analisando a percepção das pessoas com deficiência visual sobre os dois modelos distintos de pisos táteis, expressando distintas concepções de cidade acessível, de deficiência, espaço público e tempo histórico. Busca-se interpretar os significados atribuídos pelas pessoas com deficiência aos pisos táteis articulados com as concepções inclusivistas de acessibilidade e Desenho Universal segundo disposto na NBR 9050 (ABNT, 2004) e Cambiaghi (2008) que define o Desenho Universal como a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem utilizados possivelmente por todas as pessoas, sem que seja preciso efetuar adaptação ou realizar um projeto especializado. Trata-se de pesquisa inédita que contempla olhares distintos de pessoas com deficiência e profissionais voltados as políticas e demandas da acessibilidade físico-arquitetônica. Foram realizadas entrevistas com pessoas com deficiência visual, partindo-se do pressuposto que as edificações urbanas, as adequações físico-arquitetônicas, o desenho universal constituem-se um direito inalienável da pessoa humana para o exercício de sua liberdade fundamental de ir e vir, sua autonomia e sua independência como um sujeito. É investigada a relação entre o usufruto dos pisos táteis e a formação do senso de pertencimento, a identidade, a condição de sujeito de direitos, a capacidade de fazer escolhas quanto aos caminhos e ao lugar que pretende expressar sua subjetividade. A perspectiva metodológica é a análise do discurso. A pesquisa investiga a qualidade, como e quanto os pisos táteis atendem às necessidades e às capacidades das pessoas com deficiência visual. Os sujeitos da pesquisa apontam que referidos pisos táteis apresentam interrupções, excesso e falta de informações ou estímulos táteis, dificuldades de localização do piso, concorrência com o piso Petit pavé, acidentes físicos, tais como colisão com pessoas e carrinhos coletores de material reciclável.