PRÁXIS: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

Aluno de Iniciação Científica: THALITA GOMES DA SILVA (Bolsista permanência)
Curso: Pedagogia
Orientador: GRACIALINO DA SILVA DIAS
Departamento: Teoria e Prática de Ensino
Setor: Educação
Palavras-chave: Formação Científica , Formação Política , Formação Humana.
Área de Conhecimento: 70807000 - TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO

Este trabalho analisa a relação entre a formação inicial (graduação) e formação continuada dos professores da educação básica, a partir de projetos pedagógicos desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná. Tem como estudo empírico a relação entre o currículo de graduação em Pedagogia e do Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico: a relação entre escola pública e educação popular. Caracteriza-se como pesquisa-ação a partir da atuação como aluna de graduação em Pedagogia e bolsista do Curso de Especialização. A formação continuada expressa uma clara definição e uma necessidade dos professores da educação básica, de acordo com a Lei 9394/96, que estabelece as diretrizes da educação nacional. Compreende-se que a formação continuada deve garantir tanto a formação científica e técnica como a formação política, a partir da práxis social e profissional, de todos os trabalhadores da educação, em geral, e dos professores, de modo especial. Traduz, portanto, além da apropriação dos conhecimentos científicos necessários para o trabalho pedagógico, o necessário envolvimento de caráter orgânico, consciente, dos professores nos processos políticos que ocorrem na luta de classes pelas transformações da sociedade. A formação se dá no bojo das lutas sociais como luta de classes e não fora dela. O Estudo tem como objetivos: caracterizar a relação entre o princípio educativo da formação oferecida, tanto no que diz respeito ao currículo de graduação em Pedagogia quanto em relação ao currículo do Curso de Especialização; analisar os determinantes sociais das condições de trabalho na esfera da rede pública de ensino no Estado do Paraná. O Desenvolvimento, em curso, da pesquisa, apresenta como resultados parciais a compreensão de que há um fosso entre a formação inicial, a formação continuada e a realidade das condições de trabalho na escola pública. A compreensão mais aprofundada do caráter das formações oferecidas requer mais investigações sobre a relação da educação com a sociedade, caracterizada pelo tipo de capitalismo brasileiro, e o Estado dela decorrente, bem como da relação da escola como a comunidade na qual ela está inserida.

 

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