RELAÇÕES RACIAIS EM DISCURSOS MIDIÁTICOS QUE CIRCULAM EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA

Aluno de Iniciação Científica: Isabella Sacramento da Silva (PIBIC-AF/CNPq)
Curso: Pedagogia
Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva
Colaborador: Tânia Mara Pacífico
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Educação
Palavras-chave: Racismo , Mídia , Relações Raciais
Área de Conhecimento: 70807000 - TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO

Com base em estudos anteriores realizados pelo NEAB- UFPR sobre relações raciais na mídia paranaense observou-se a forte presença de uma "estética ariana e de uma "branquidade normativa", o branco como padrão de humanidade. Dando sequência a estas análises, essa pesquisa volta o foco aos discursos midiáticos que circulam na escola, tendo por objetivo analisar possíveis formas de hierarquização entre personagens brancos(as) e negros(as), assim como o espaço dado às mulheres e homens. O estudo volta-se às práticas pedagógicas da implementação do artigo 26ª da LDB 9394/96 (modificado pela Lei 10.639/03) onde desenvolvemos a pesquisa em uma escola municipal de médio porte, que atende aproximadamente 500 alunos (as) no bairro Cajuru em Curitiba/PR. Buscamos e registramos todos e qualquer documento ou material midiático relacionados às questões da promoção da igualdade racial. Além da análise documental realizamos pesquisa de cunho etnográfico, que nos possibilitou verificar a dificuldade de muitos educadores em trabalhar com práticas pedagógicas relacionadas à educação das relações étnico-raciais nas salas de aula. Na busca de materiais midiáticos utilizados, foram identificados somente gibis, além de livros didáticos e de literatura infanto-juvenil. Estamos processando análise de tais gibis e livros. Há uma biblioteca em que os alunos são incentivados a leitura mas nenhum dos livros encontrados faz menção à diversidade étnico-racial, o que indica que esta temática fica ausente do trabalho com literatura. Também existe uma prateleira com bolsas de livros temáticas para serem utilizados em sala pelas(os) professoras(es), entre elas está uma denominada "África" no qual os alunos não têm acesso direto à mesma. A instituição ainda conta com materiais fornecido pelo Programa Cor da Cultura, o qual, segundo os relatos, só é trabalhado em blocos temáticos próximos ao mês de novembro devido ao Dia da Consciência Negra. Neste primeiro momento, identificamos vários materiais que poderiam ser trabalhados de diferentes formas durante todo o ano letivo sobre cultura e história afro-brasileiras. Porém não há equipe disciplinar ou grupo que efetive estas atividades, fazendo com que as práticas pedagógicas de educação das relações étnico-raciais sejam escassas. Realizaremos entrevistas com professores(as), diretores(as) e pedagogas, utilizando de roteiro de entrevista da Pesquisa MEC/UNESCO (2009), como forma de levantar dados que proporcionem parâmetros de comparação com outros estudos.

 

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