CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: UM ESTUDO DE CASO
Aluno de Iniciação Científica: VANESSA SIMÕES DA SILVA (PIBIC/CNPq)
Curso: Pedagogia
Orientador: LAURA CERETTA MOREIRA
Departamento: Planejamento e Administração Escolar
Setor: Educação
Palavras-chave: inclusão , ensino médio , necessidades educacionais especiais
Área de Conhecimento: 70807000 - TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Esta pesquisa visa conhecer o perfil do aluno com necessidades educacionais especiais (NEEs) que frequenta o ensino médio público da Região Metropolitana de Curitiba. Para tanto, utiliza-se da abordagem qualitativa, respaldando-se na pesquisa bibliografia, nas técnicas de questionário e entrevista e na metodologia de análise de conteúdo. Nesta fase da pesquisa (dezembro á maio), foi realizado o mapeamento e a identificação do perfil do alunado com NEEs que frequentam o Ensino Médio de Escolas Estaduais da Região Metropolitana de Curitiba. Dentre os 22 municípios existentes, foram eleitos 04 para serem analisados, os quais são Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, todos pertencentes a Regional Sul da Secretaria Estadual de Educação. Por meio de investigação in loco à SEED-PR Regional Sul de Curitiba e informações obtidas através de contato telefônico com pedagogos e pedagogas das escolas de Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, foi possível identificar dentre um total de 67 colégios que ofertam o Ensino Médio, 23 escolas que possuem alunos com NEEs. Destas 23 escolas, 68 alunos apresentam alguma NEEs, sendo que 16% são alunos que apresentam baixa visão ou cegueira, 47% de alunos com deficiência auditiva, 17% de alunos com deficiência física, 3% de alunos que apresentam algum transtorno de desenvolvimento global, 13% de alunos com deficiência intelectual e 4% de alunos com altas habilidades/superdotação. Dentre estes alunos identificados, foram realizadas até o presente momento 5 entrevistas, as quais nos indicam que estes alunos estão entre 16 á 37 anos de idade, sendo que 80% frequentou a maior parte de sua trajetória escolar em escola pública regular e os outros 20% em escola especial. Com relação ao enfrentamento de discriminação dentro da escola, 40% demonstram que já sofreu algum ato discriminatório, 40% relatam que há falta entendimento por parte dos profissionais da docência para com suas deficiências e somente 20% não concorda com a inclusão do aluno com NEEs na rede regular de ensino. Frente a estes indicativos podemos concluir que, embora muitos documentos promulguem a favor dos direitos educacionais do aluno com necessidades educacionais especiais, muito há de ser feito pelos dos órgãos competentes para que a política educacional se efetive na realidade.