A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROCESSO DE DECISÃO PEDAGÓGICA

Aluno de Iniciação Científica: Almerilis de Oliveira Ramos (PIBIC/CNPq)
Curso: Pedagogia
Orientador: Marília Andrade Torales
Departamento: Teoria e Prática de Ensino
Setor: Educação
Palavras-chave: Educação , Ambiental , Práxis
Área de Conhecimento: 70804028 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO

O projeto denominado "A Práxis da Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino de Curitiba" inscreve-se no âmbito das pesquisas que se interessam pela temática educativo-ambiental, em especial aquelas que direcionam seu foco sobre a práxis dos docentes. Em essência, esta pesquisa busca compreender, por meio da análise dos depoimentos de professores que atuam no Ensino Fundamental (Anos Iniciais) da rede de ensino municipal do município de Curitiba, como eles estruturam sua práxis em relação à Educação Ambiental e que características apresentam sua ação e seu pensamento. Do ponto de vista metodológico o trabalho de inserção no campo empírico começou com o estabelecimento de contato com a secretaria municipal da educação de Curitiba e com a identificação dos projetos cadastrados com a temática ambiental .Através de dados obtidos junto a secretaria Municipal de Educação foram localizadas um total de 10 escolas da rede que trabalham a temática Educação Ambiental, totalizando 6 dessas escolas o ensino integral e 4 com o ensino regular. O total de professores que executam esses projetos na rede somam 12 professores. Neste  momento estamos realizando as entrevistas com os professores que atuam nos projetos de Educação Ambiental para estabelecer um diálogo que nos permitirá desvendar a realidade sobre as práticas educativo-ambientais nas escolas do Ensino Fundamental. Nesta busca, buscamos compreender: Como os professores interpretam e efetivam em suas práticas a proposta de transversalidade curricular? O que os professores pensam e como executam sua prática em relação à Educação Ambiental? A escola ou o projeto tem alguma parceria com outras instituições? Que temas são abordados?. Nos primeiros encontros, através de uma reunião com os professores, houve um diálogo para que se compreendesse como esses professores trabalham essa temática, quais fatores determinam ou influenciaram sua prática, o que pensam e como executam essas práticas. Já é possível perceber que os professores demonstram interesse em relação ao resultado da pesquisa, havendo um questionamento sobre práticas de outros professores referente a temática ambiental. Assim, por meio da sistematização dos dados referentes ao discurso e prática docente, pretende-se contribuir ao debate científico sobre as estratégias de inserção da Educação Ambiental no sistema escolar de ensino.

 

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