AS QUESTÕES CULTURAIS ATUAIS E A MÍDIA: CONTRIBUIÇÕES DOS REFERENCIAIS DE PRÁTICAS CATALISADORAS

Aluno de Iniciação Científica: Tatiana Pires Escobar (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Pedagogia
Orientador: Regina Cely de Campos Hagemeyer
Departamento: Teoria e Prática de Ensino
Setor: Educação
Palavras-chave: mídias e tecnologia , práticas docentes , educação
Área de Conhecimento: 70804001 - ENSINO-APRENDIZAGEM

O presente projeto focaliza os questionamentos e problematizações das práticas de professores da escola pública atual, ao constatar as necessidades geradas pelas novas conformações sociais e culturais dos estudantes que a frequentam. Contextualiza-se as mudanças contemporâneas em todas as áreas da vida humana, para caracterizar as influências dos processos tecnológicos e da cultura das mídias de entretenimento nos estudantes, com base em autores como Costa (2006), Giroux (1999), Deleuze e Guattari (1995), Bauman (2000). Considera-se a pesquisa de Hagemeyer (2006), sobre professores que compreendem as novas necessidades dos alunos da escola atual, desenvolvendo práticas de mediação entre a cultura mais ampla e os sujeitos da escola, definidos como professores catalisadores (HAGEMEYER, 2006). Apresenta-se a investigação das práticas de quatro professores de uma escola de ensino fundamental de Curitiba, com as características mediadoras referidas. A pesquisa, de cunho qualitativo (Lüdke e André, 1987), incluiu a aplicação de questionário semi-estruturado e observação de aulas, previamente programadas. Na análise da pesquisa, as mídias são utilizadas pelos professores em sala de aula, para motivar os alunos, como por exemplo filmes, criação de blogs, data show, vídeos baixados da internet e etc. Mesmo assim, os professores percebem que os alunos apresentam desinteresse nas atividades acadêmicas que exijam maior esforço intelectual, o que parece ter causas na rapidez no recebimento de informações prontas, "mastigadas" e uso frequente das mídias de entretenimento  Os professores também constatam, que as novas tecnologias chegam obsoletas nas escolas públicas, perdendo parte de seu poder atrativo para os estudantes. A pesquisa revela ainda, que há uma distância significativa entre as práticas docentes da escola pública e as rápidas mudanças do mundo atual. Considera-se que o distanciamento constatado e que a inclusão da cultura das mídias e seus aparatos tecnológicos nos processos da escolarização básica, precisam ser realizados de forma pedagógica e crítica, o que, por outro lado, pressupõe uma maior aproximação das práticas docentes aos novos interesses e necessidades dos sujeitos da escola atual.

 

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