FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO
Aluno de Iniciação Científica: Fabiane Rodrigues (PIBIC/CNPq)
Curso: Química
Orientador: Liane Maria Vargas Barboza
Co-Orientador: Sonia Maria Chaves Haracemiv
Departamento: Teoria e Prática de Ensino
Setor: Educação
Palavras-chave: Formação de Professores , Concepções de Ciência , Ensino-aprendizagem
Área de Conhecimento: 70804001 - ENSINO-APRENDIZAGEM
Ao longo das últimas décadas, a pesquisa em ensino de ciências tem evidenciado a relevância da História e a Filosofia da Ciência (HFC) como estratégica didática facilitadora da compreensão de conceitos científicos e, portanto, como necessidade formativa do professor. Neste sentido, no presente trabalho relatamos os resultados da pesquisa empírica realizada no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná, que buscou identificar as Concepções sobre a Natureza da Ciência (CNC) dos licenciandos e como a HFC está sendo abordada no currículo de Química. No desenvolvimento da pesquisa foi emprega as metodologia de natureza exploratória e qualitativa. A amostra foi composta por 23 estudantes e, para o levantamento dos dados, utilizou-se um questionário semi–estruturado com dez questões, que contemplou a formação acadêmica, atuação profissional, concepção de ciência e a importância da abordagem da HFC no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos científicos. Uma segunda amostra foram as ementas e planos de ensino das 52 disciplinas obrigatórias do Curso de Licenciatura em Química, onde constatou-se a deficiência da abordagem histórico-filosófica dos conteúdos. De acordo com a ementa e conteúdo programático destes documentos, somente 22% das disciplinas específicas da Licenciatura trabalham temáticas relacionadas à HFC. Nas outras 43 disciplinas, por sua vez, a inserção de elementos históricos acontece em apenas 16% dos casos. O reflexo da carência de disciplinas de epistemologia no curso de Química pode ser percebido na concepção de ciência dos discentes, pois aspectos de uma visão empírico-indutivista foram identificados em 52% das repostas. Diante do exposto, faz-se necessário propiciar aos licenciados uma visão mais atual sobre a natureza da ciência – como construção humana, voltada ao desenvolvimento da capacidade crítica e cidadania do educando - e, através das disciplinas de epistemologia, auxiliá-los a compreender a evolução do conhecimento científico, para que estes não traduzam uma visão de ciência equivocada a seus alunos.