FONTES ICONOGRÁFICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E O TRABALHO NA SALA DE AULA.
Aluno de Iniciação Científica: Caroline Christina de Souza Serpa (PIBIC/CNPq)
Curso: História
Orientador: Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
Departamento: Teoria e Prática de Ensino
Setor: Educação
Palavras-chave: Manuais didáticos de História , Fontes , Séries iniciais do Ensino Fundamental
Área de Conhecimento: 70804001 - ENSINO-APRENDIZAGEM
A pesquisa busca analisar as fontes iconográficas presentes nos livros didáticos que estão sendo utilizados em escolas da rede pública de educação, das séries iniciais do Ensino Fundamental, de 1º a 5º ano. Como são livros que fazem parte do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), são escolhidos pelos próprios professores e se renovam a cada três anos, procurou-se conhecer os critérios e processos de escolha deste material em uma escola da rede Municipal de Curitiba, opiniões sobre o livro e sua forma de utilização em sala de aula. A partir desta análise inicial, realizou-ser uma análise dos livros utilizados para compreender de que forma as imagens são apresentadas nos manuais, com que finalidade, e que usos são feitos delas. A análise das orientações aos professores feitas pelos autores dos livros também representam um passo importante para compreender a maneira como as fontes imagéticas são interpretadas, e de que forma seu uso é planejado. A metodologia utilizada envolve a análise de conteúdo, com apoio em Franco (2003); a construção de um quadro de análise dos livros com enfoque nas fontes iconográficas incorporadas pelos autores; e a realização de entrevistas com professores das séries iniciais para investigar a forma de utilização das fontes em sala de aula. A relevância do projeto e do tema está na análise da presença de fontes nos livros didáticos, uma vez que isso é uma exigência dos editais do PNLD para os livros de História; no caso particular das fontes imagéticas, a relevância está na análise de como elas são apresentadas no livro, como meras ilustrações dos textos dos autores ou problematizadas como fontes, elemento indispensável para a construção do conhecimento histórico; e finalmente, pela aproximação com a escola, para compreender o uso dos livros escolhidos, abordagem esta ainda pouco realizada nas pesquisas sobre o tema. Com este estudo, será possível verificar a existência de problemas e propor alternativas para a melhor utilização de fontes imagéticas nos manuais didáticos. Palavras- chave: Didática – Manuais didáticos de História – Fontes – Séries Iniciais do Ensino Fundamental.