RELAÇÕES RACIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DESENVOLVIDA COM CRIANÇAS DE 6 ANOS DE REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA

Aluno de Iniciação Científica: FLÁVIA CAROLINA DA SILVA (IC-Voluntária)
Curso: Pedagogia
Orientador: Paulo Vinícius Baptista da Silva
Co-Orientador: Tânia Mara Pacífico
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Educação
Palavras-chave: Promoção para a Igualdade Racial , Educação Infantil , Práticas Pedagógicas
Área de Conhecimento: 70803013 - POLÍTICA EDUCACIONAL

Apresenta-se este trabalho pautado na apreciação das questões étnico-raciais no contexto escolar, por meio da análise das práticas pedagógicas com o intuito de analisar se tais questões, sobretudo, práticas de racismo, preconceito e discriminação racial são abordadas e de que forma. Para tanto, articulou-se a pesquisa bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos e legislação. Como referencial teórico utilizou-se dos seguintes autores; Cavalleiro (2007), Gonçalvez (1987), Lopes (2005), Roberto (2001), Rocha (2011), Santos (2011), Sant'Ana (2005) e Silva (2008), utilizou-se também da Constituição Federal (1988), o artigo 26-A da LDB (modificado pela  Lei 10.639/03 e alterado pela Lei 11.645/08). Deu-se início – no segundo semestre – a uma pesquisa empírica em uma escola Municipal localizada na região periférica de Curitiba, tendo como foco de análise a educação infantil; esta etapa está em curso, portanto será abordada de forma simplificada neste trabalho, devido ao curto tempo desta etapa bem como o montante de dados disponíveis. Considerando que este trabalho está em curso, pretende-se averiguar se as práticas pedagógicas contemplam as definições legais do artigo 26-A da LDB, principalmente no que tange ao ensino de  História da África e cultura Afro-brasileira e que práticas são utilizadas. Em análise preliminar verificou-se que nos cartazes existentes na escola a pluralidade étnico- racial não está representada e a invisibilidade das religiões de matriz africana em uma aula de religião, na qual outras religiões foram trabalhadas.Pretende-se aprofundar a análise considerando  se há ausência e silêncio na esfera escolar, de práticas pedagógicas de promoção para igualdade racial.Palavras-chaves: Lei 10639/03, Educação Infantil, Práticas Pedagógicas, Promoção para Igualdade Racial.

 

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