ESTUDO SOBRE O APORTE DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA AS CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
ESTUDO SOBRE O APORTE DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA AS CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
Aluno de Iniciação Científica: VANESSA CRISTIANE CORRÊA (PIBIC/CNPq)
Curso: Pedagogia
Orientador: ROSE MERI TROJAN
Departamento: Planejamento e Administração Escolar
Setor: Educação
Palavras-chave: Trabalho docente , Formação docente , Estudos comparativos
Área de Conhecimento: 70803013 - POLÍTICA EDUCACIONAL
O presente trabalho analisa os resultados do Programa Internacional de Pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem (TALIS), realizado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Programa TALIS, cuja primeira rodada realizou-se nos anos de 2007 e 2008, envolvendo escolas públicas e privadas de 24 países, entre membros da OCDE e convidados, busca contribuir com a compreensão dos sistemas educacionais dos países participantes, a fim de subsidiar o desenvolvimento de políticas educacionais (INEP, 2009). Nesse estudo, são considerados os dados referentes ao Brasil, disponibilizados pela pesquisa, a fim de contribuir para a realização de futuros estudos comparativos. A metodologia empregada incluiu uma revisão de literatura sobre educação comparada e método de comparação; leitura crítica do relatório TALIS (OCDE, 2009); seleção, levantamento e tratamento dos dados relacionados com o perfil e as condições de trabalho docente dos professores das séries finais do ensino fundamental (secundário básico); análise comparativa dos dados, situando o Brasil em relação à média TALIS e países que se destacaram em posições acima e abaixo da média. Ao mesmo tempo, identifica a situação dos professores brasileiros, frente a outras realidades, evidenciando avanços e problemas. Deste modo, foram selecionadas algumas variáveis para elaboração de gráficos e realização de análises, fundamentadas na literatura da área. Para que este estudo fosse realizado, foram selecionados os dados do capítulo dois, que aborda o perfil dos professores, sua formação inicial e algumas características das escolas; e o capítulo três, que se refere ao desenvolvimento profissional dos mesmos, bem como o apoio que receberam e os impactos que estas atividades propiciaram. Assim, é notável que o Brasil, apesar de enfrentar problemas em relação ao investimento nas condições de trabalho docente, apresenta posição favorável em certos aspectos, frente a outras realidades. Por exemplo, o país está entre aqueles que mais oferecem condições para participar de desenvolvimento profissional, pois 73% indicam adequação das atividades oferecidas e 75,4% contam com o apoio do empregador. Porém, em outros aspectos evidencia-se que o país necessita de maior investimento na qualificação profissional,pois 51% dos docentes investigados afirmam que atividades muito caras impedem sua participação. Deste modo, percebe-se que a pesquisa TALIS evidencia que as condições oferecidas para o aperfeiçoamento dos agentes educativos são importantes para melhorar a qualidade da educação.