QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA LEITURA DAS CONDIÇÕES DO TRABALHO DO PROFESSOR
Aluno de Iniciação Científica: Andrea Polena (Outro)
Curso: Pedagogia
Orientador: Andréa Barbosa Gouveia
Colaborador: Vinícius Silva dos Santos
Departamento: Planejamento e Administração Escolar
Setor: Educação
Palavras-chave: Perfil dos professores , Condições de trabalho docente , Ensino fundamental público
Área de Conhecimento: 70803013 - POLÍTICA EDUCACIONAL
Este trabalho visa apresentar o perfil e condição de trabalho dos professores no ensino fundamental, para construção de um Índice de Condições de Trabalho do Professor (ICP) que compõe o Índice de Condições de Qualidade (ICQ) e que faz parte de uma pesquisa maior chamada "Qualidade no ensino fundamental: uma leitura das condições de efetividade dos sistemas estaduais e municipais de ensino a partir de indicadores de financiamento, condições de oferta e resultados escolares" com financiamento do Programa Observatório da Educação Edital 2010 CAPES/INEP. Nesse trabalho foram utilizados os dados do questionário do professor da Prova Brasil 2009, um dos instrumentos de avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O banco de dados de 2009 constitui-se de todas as turmas de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental regular (em regime de 8 anos) e de 5º e 9º anos (em regime de 9 anos) de escolas públicas, localizadas em zona urbana e rural, desde que possuíssem pelo menos 20 alunos nas séries/anos avaliados. Para elaboração do perfil do professor foram selecionadas questões referente a sexo, idade, etnia, escolarização (ensino médio à pós-graduação) e em quantas escolas trabalha, para construção do índice (ICP) foram selecionadas questões que compuseram quatro índices parciais, sejam eles, Escolaridade Total do Professor, compostas por "Qual o seu nível de escolaridade (até a graduação)?" e "Indique a modalidade de cursos de pós-graduação de mais alta titulação que você possui."; Experiência, composta por "Há quantos anos você está lecionando?"; Situação Trabalhista, composta por "Qual é a sua situação trabalhista nesta escola?"; e, Salário por hora, composta por "Nesta escola, qual o seu salário bruto? (com adicionais, se houver)" e "Nesta escola, qual a sua carga horária semanal?", aos quais foram dados pesos diferentes conforme metodologia desenvolvida pelo grupo de pesquisa. A análise inicial do perfil mostra similaridade com a bibliografia consultada (GATTI, 2010), demonstrando predominância do sexo feminino, autoidentificado como branco e pardo, com idade entre 30 e 49 anos, com curso superior completo e, entre estes, aproximadamente a metade com pós-graduação. Quanto ao ICP observa-se que as condições de trabalho nos anos finais são relativamente melhores, as piores condições encontram-se na região nordeste, resultando em grande desigualdade nas condições de trabalho do professor brasileiro.