EMPREENDEDORISMO NO ENSINO MÉDIO EM MATINHOS/PR

Aluno de Iniciação Científica: Caroline Rosane de Sousa (PIBIC/UFPR-TN)
Curso: Gestão e Empreendedorismo (Setor Litoral) (N)
Orientador: Dione Lorena Tinti
Departamento: Administração Geral e Aplicada
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Empreendedorismo , Conceitos , Estudo
Área de Conhecimento: 70802017 - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS

O plano de trabalho desse projeto de Iniciação Científica, intitulado "Perfil Sócio-cultural dos Jovens da Escola Estadual Gabriel de Lara: Expectativas de Futuro" tinha por objetivo, num primeiro momento, o levantamento das crenças, valores, lazeres e quais eram suas perspectivas de futuro ao terminar o ensino médio da mencionada escola. A estratégia era acompanhar uma professora da escola que estava desenvolvendo um projeto de intervenção do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) para conhecer mais de perto esses jovens. Durante o acompanhamento da implementação desse projeto do PDE, percebeu-se que, apesar do ensino médio ser um período de transição entre a adolescência e a vida adulta, a maioria daqueles jovens não tem uma ideia clara do que fazer logo após o término dos estudos dessa fase. Esses jovens estão repletos de inquietações: que rumo seguir quando sair da escola? Como vou me preparar profissionalmente num mundo competitivo e sem emprego? Onde e como vou buscar um meio de vida? Diante dessa constatação e do fato de Matinhos/PR ser um município litorâneo, que por suas características geográficas, climáticas e culturais vive de uma dinâmica da economia local em que a geração de trabalho e renda concentra-se em apenas três meses do ano, cuja sazonalidade impõe um forte déficit de empregos formais, decidiu-se estudar a viabilidade de implementar um projeto de empreendedorismo na escola. Portanto, este trabalho tomou um novo rumo cujo objetivo foi o de fazer um levantamento bibliográfico sobre quais conceitos e referenciais teóricos poderiam contribuir para implementar um Projeto de Aprendizagem da bolsista, enquanto uma próxima etapa, que apresente a cultura do empreendedorismo (atitudes de inquietação, ousadia e proatividade na relação do jovem com o mundo) para os estudantes da Escola Estadual Gabriel de Lara. Como resultado, apresenta-se uma revisão do conceito de empreendedorismo dos principais autores da área e de como este pode ser abordado no espaço escolar para preparar os jovens para uma era sem emprego e que precisa de outros referenciais de trabalho e cidadania. 

 

1240