INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE PROFESSORES, ALUNOS DISLÉXICOS E PORTADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: QUAIS OS CAMINHOS POSSÍVEIS?
Aluno de Iniciação Científica: JOULILDA DOS REIS TAUCEI (PIBIC/CNPq)
Curso: Pedagogia
Orientador: Tania Stoltz
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Educação
Palavras-chave: Superdotação , dupla excepcionalidade , dislexia
Área de Conhecimento: 70801061 - PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Alta habilidade/superdotação (AH/SD) e dislexia são temas complexos e podem ser considerados como pouco pesquisados, especialmente por tratarem de "dupla excepcionalidade". Algumas pessoas podem apresentar AH/SD em uma determinada área e desempenho médio ou abaixo da média em outra (ALENCAR, 1986). Tendo como referência essas circunstâncias, o estudo teve como objetivo investigar a hipótese de que pessoas com AH/SD podem concomitantemente apresentar dislexia; assim como discutir e analisar as dinâmicas interativas que se desenvolvem nas escolas: as dificuldades e as soluções encontradas por alguns educadores que trabalham com esses alunos. A metodologia adotada teve como referência os princípios da pesquisa qualitativa, enfocando o estudo de caso (FLICK, 2009). Foram entrevistados dois adolescentes, seus pais, professores e os coordenadores da sala de recursos para superdotados, onde os jovens recebem atendimento especializado. A análise aponta para a confirmação da hipótese levantada: foram confirmados os diagnósticos de AH/SD e dislexia nos adolescentes; contudo, reconhecer os estudantes considerando-se as suas capacidades cognitivas bem acima da média e, por outro lado, perceber a disparidade referente à perspectiva do insucesso escolar é uma problemática extremamente controversa, tanto para os adolescentes e suas famílias, quanto para os professores que trabalham com esses educandos. Assim, enfatiza-se a dificuldade de alguns educadores em trabalhar com alunos com características tão complexas. Em relação às dinâmicas interativas, alguns professores afirmaram que trabalham, quase sempre, promovendo atividades em dupla e em grupo. Nos momentos em que a escrita é essencial, é solicitado que os estudantes expliquem o que desejaram escrever; todos os alunos são estimulados a interagir com os colegas e a buscar significados naquilo que leem e escrevem. Essas práticas pedagógicas assemelham-se à busca de significados que Stoltz (2010) enfatiza em seus escritos, inspirando-se em Vygotsky (1994). Com relação aos indicativos de AH/SD e dislexia em uma mesma pessoa, alguns docentes declararam que não é tão difícil encontrar alunos com problemas semelhantes aos dos adolescentes estudados. Porém, o incomum é encontrar educandos com essas características e estes possuírem o laudo comprobatório. Por outro lado, apesar da problemática da "dupla excepcionalidade" estar presente em algumas escolas brasileiras, percebe-se ainda uma forte carência de pesquisas sobre essa temática. Tal constatação reforça a relevância de continuidade e expansão de estudos nessa área.