CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR: UM POUCO DE SUA HISTÓRIA MEDIANTE A PRESENÇA DE SEUS PARANINFOS NAS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU NAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS
Aluno de Iniciação Científica: Najla Hachem (Outro)
Curso: Pedagogia
Orientador: Leziany Silveira Daniel
Colaborador: Fabiane Isidoro, Maria Eduarda Azambuja
Departamento: Teoria e Prática de Ensino
Setor: Educação
Palavras-chave: História do Curso de Pedagogia , Discursos de paraninfos , Concepção de pedagogo
Área de Conhecimento: 70801029 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
A atual pesquisa integra o projeto "100 anos da UFPR: dimensões de História da Educação", cujo objetivo foi analisar as múltiplas dimensões da história da UFPR, com base em referenciais teórico-metodológicos da História da educação. Os objetivos desta proposta foram: identificar e analisar as concepções e projetos em torno da educação e formação de professores pensados nos últimos 30 anos, a partir dos discursos proferidos pelos Paraninfos nas formaturas de Pedagogia da UFPR; refletir sobre as concepções de educação, de formação de professores e pedagogos presentes nos discursos; discutir e abordar as configurações do curso de Pedagogia da UFPR, desde a década de 1980, cotejando com as questões colocadas nos discursos analisados. Foi adotada a seguinte metodologia: identificação dos Paraninfos através de análise das atas de formatura correspondentes ao período de 1980-2009; localização dos Paraninfos e solicitação de cópia dos discursos; extração dos discursos, das concepções de pedagogo explicitadas nas falas de Paraninfos em cada período; analise dos currículos de pedagogia da UFPR, vigentes no período estudado; reflexão sobre a trajetória dos cursos de pedagogia no Brasil e na UFPR, com o intuito de identificar as concepções de pedagogo presentes na história do curso. Neste momento foi possível aventar alguns resultados: das 71 atas analisadas (68 válidas), identificamos 41 homenageados e entre estes, 27 nomes se repetiram, 19 pertenciam ao Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE), 4 ao Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE) e 16 a departamentos não identificados. Os professores mais homenageados em 30 anos foram: Prof.ª Acácia Zeneida Kuenzer, Prof. Odilon Carlos Nunes e Prof. Ângelo Ricardo de Souza, todos pertencentes ao DEPLAE. Obtivemos alguns discursos e realizamos uma entrevista, cujas análises mostram pela origem e histórico departamental desses professores um forte teor político nos discursos. Além disso, chegamos a outros dados significativos: a maioria dos homenageados atuou nos últimos anos do curso, com discursos politizados em relação às questões educacionais e pedagógicas; foram participantes ativos das reformas curriculares na universidade e em instâncias governamentais. Embora tenhamos conseguido analisar algumas destas questões com maior profundidade, entendemos que nossa pesquisa possa suscitar outros objetos e questões problematizadoras do campo educacional, não só paranaense, mas brasileiro.