JORNAL DIÁRIO COMO FONTE E COMO TEMA PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE IMPRENSA, INTELECTUAIS E MODERNIDADE

Aluno de Iniciação Científica: Vanessa Raianna Gelbcke (CNPq-Balcão)
Curso: Pedagogia
Orientador: Carlos Eduardo Vieira
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Educação
Palavras-chave: Imprensa , Educação , Intelectuais
Área de Conhecimento: 70801029 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar os impressos diários como fontes para a pesquisa em História da Educação, à medida que exploramos suas potencialidades como documento, como suporte de sentidos, bem como seu protagonismo como agente social. Tal protagonismo foi, particularmente, assumido pelos proprietários, editores e articulistas dos jornais abordados neste estudo. Dessa forma, além do interesse pelo registro jornalístico, pelas notas e matérias veiculadas pelos periódicos, também nos preocupamos com as trajetórias e as ideias daqueles que produziram a dinâmica da imprensa paranaense. Estes personagens do discurso jornalístico são qualificados nessa pesquisa como intelectuais que, nesse período, assumiram uma identidade definida como grupo social, — não apenas pelas trajetórias de formação e/ou de produção literárias, científicas ou poéticas — mas, sobretudo, pelo engajamento nas questões públicas. Neste contexto o jornalismo se tornou um meio de intervenção importante. Nesse sentido, analisamos dois jornais paranaenses em circulação nas décadas de 1910 e 1930, o Diário da Tarde, fundado por Estácio Correa, e a Gazeta do Povo, fundada por Benjamin Lins, a relação entre estes jornais se mostrou conflituosa, revelando a concorrência e, sobretudo, as diferentes motivações políticas que animavam os periódicos. Através das reflexões referentes aos artigos jornalísticos com os quais nos deparamos nesses periódicos, identificamos a presença do debate educacional na imprensa paranaense, ponderando a freqüência, o espaço ocupado e os sentidos veiculados pela notícia, bem como uma análise da relação entre jornais, intelectuais e modernidade. Até o momento, reconhecemos, categorizamos e arquivamos em banco de dados cerca de seis mil oitocentos e dezoito (6818) registros jornalísticos concernentes a temas associados à educação. Na tentativa de controlar a dispersão temática organizamos a partir da análise de conteúdo dos registros jornalísticos nove (9) temas principais (categorias primárias) e destas seis (6) foram desdobradas em quarenta e três (43) categorias de classificação secundária. A pesquisa tem revelado uma significativa e complexa vinculação entre a imprensa e a educação, justificando o investimento nessa fonte pela sua capacidade de gerar desdobramentos significativos para a produção do conhecimento histórico e educacional.

 

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