HISTÓRIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA NOS CONTEXTOS DA UP, FFCL E UFPR (1939-2000)

Aluno de Iniciação Científica: Samara Garratini (Outro)
Curso: Pedagogia
Orientador: Carlos Eduardo Vieira
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Educação
Palavras-chave: Disciplina História da Educação. , Universidade Federal do Paraná. , Curso de Pedagogia.
Área de Conhecimento: 70801029 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Este trabalho pretende analisar a trajetória da disciplina História da Educação (HE) nos contextos da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCL), da Universidade do Paraná (UP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no período de 1939 a 2000. Não entendemos essas instituições de maneira estanque, mas sim como parte do processo que culminou na implantação do ensino superior na cidade de Curitiba. A disciplina História da Educação no Brasil surge em 1928 nos cursos de formação de professores da Escola Normal do Distrito Federal. No Paraná a disciplina inseriu-se na Escola Normal em 1934, enquanto que no Instituto Superior de Educação, anexo à FFCL, em 1938. Em 1939, a disciplina passa a constar do currículo do curso de Pedagogia recém regulamentado pelo Decreto Lei 1.190/39. Como procedimento de trabalho temos nos ocupado em identificar, selecionar e organizar os documentos que testemunham o surgimento, a organização, os conteúdos e as avaliações da disciplina. Esses documentos estão localizados nos acervos do Setor de Educação, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR, do Círculo de Estudos Bandeirantes e do Centro Acadêmico Anísio Teixeira. O material encontrado tem permitido identificar como a disciplina se inseriu no curso de Pedagogia, quem eram os professores responsáveis e quais eram os conteúdos ministrados. Uma segunda frente de investigação, contudo ainda muito incipiente, situa-se na relação entre a disciplina, o professor Liguarú Espírito Santo e a organização dos estudantes de pedagogia da FFCL, da UP e da UFPR. O intuito dessa pesquisa é de problematizar o papel da disciplina no âmbito dos cursos de formação de professores, bem como as concepções de História da Educação subjacentes à disciplina. Até o momento podemos concluir sobre a importância da disciplina, uma vez que ela encontra-se entre os fundamentos do curso de Pedagogia e está presente em dois dos três anos de duração do mesmo. Também identificamos indícios da visão de mundo católica na disciplina, uma vez que parte dos seus professores e da própria FFCL estava ligada ao laicato católico paranaense.

 

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